Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Vieiras fumadas com turfa, e a importância de valorizar um produto associando-lhe uma origem e práticas tradicionais locais

por Paulina Mata, em 26.02.18

IMG_20180226_195158.jpg

 

castanho escuro.jpg

 

Foi há nove anos que comprei pela primeira vez as Scottish Peat Smoked Scallops, no mesmo local onde as comprei a semana passada. Nestes nove anos devo ter comprado estas vieiras uma meia dúzia de vezes, sempre no mesmo local, no Food Hall do Waitrose no John Lewis de Oxford Street em Londres. Nunca as vi à venda em nenhum outro local, e vou lá quase de propósito para as comprar.

 

IMG_20180226_193630 v2.jpg

 

Gosto do sabor adocicado e rico em umami característico das vieiras, aqui intensificado pela perda de água, complementado com um aroma levemente fumado. Gosto da textura firme, conferida pela salga e pela fumagem a quente, e ao mesmo tempo delicada destas fatias de vieira com menos de um milímetro de espessura. Mas mais do que isto gosto de saber que foram apanhadas nas águas claras e turbulentas do Atlântico que rodeia as Hébridas Exteriores, um arquipélago na zona oeste da Escócia.

 

IMG_20180226_195057.jpg

 

Gosto de saber que todo o processo é feito à mão, desde a abertura das vieiras, até ao corte final. Gosto de saber que as vieiras são fumadas com turfa que ao longo de séculos se foi acumulando naquela região, e que tradicionalmente é usada como combustível para o aquecimento doméstico. Acredito quando dizem que a fumagem com turfa lhes confere um sabor característico, mas, mais do que isso, sei que esse sabor é intensificado quando nos inteiramos destes detalhes apresentados na embalagem. São eles que tornam tornam estas vieiras especiais, associando-lhes uma origem, as características desta, e práticas tradicionais locais. É tão importante valorizar os produtos dando a conhecer estes aspetos que os tornam únicos.

 

Ah! Já me esquecia de dizer... estas vieiras fumadas são tão boas! Tão diferentes de todos os outros fumados que tenho comido.

 

IMG_20180226_195427.jpg

 

 

6 comentários

Comentar post