Varanda de Lisboa - uma renovação que manteve a tradição
Fui há dias almoçar ao restaurante Varanda de Lisboa do Hotel Mundial. Um hotel com 60 anos, cerca de 350 quartos, e com um restaurante apostado em manter sabores e tradições. Fui convidada para conhecer o espaço e a carta que tinham sido renovados no final de 2019.
O primeiro impacto foi o do espaço, a garrafeira à entrada, o bar central, mas principalmente o espaço ter ficado mais aberto, o que dá uma sensação de uma sala muito mais ampla e mais destaque ao painel pintado numa das paredes. A um canto a mesa onde José Saramago e Pilar del Rio se conheceram, quando ela o entrevistou, e na parede uma placa com um poema que ele lhe dedicou. Porém, é impossível entrar naquela sala, num dos andares superiores do hotel, sem reparar na magnífica vista sobre o Castelo e a Baixa.
Um espaço mais confortável e atual, uma carta que também sofreu uma renovação, sob a orientação do Chef Vitor Sobral, mas que continua a centrar-se sobretudo em sabores portugueses.
Sentámo-nos à mesa e chegou o couvert, boas azeitonas e um queijo de ovelha amanteigado da Queijaria do Monte da Vinha no Vimieiro, a que recentemente foi atribuída uma medalha de ouro nos World Cheese Awards, que decorreu na cidade italiana de Bérgamo.
Durante o almoço partilhámos duas entradas.
Berbigão com Tomate e Gengibre
e
Salada de Polvo com Batata Doce e Hortelã
A escolha da minha companheira de mesa foi uma cabeça de peixe grelhada. Tinha um óptimo aspeto, não resisti e pedi para provar.
Já eu, fiquei encantada com a secção da lista dos arrozes, pois defendo sempre que a forma como cozinhamos e comemos o arroz é um aspeto muito característico da nossa cozinha. Na carta eram oferecidos três, um de polvo, um de galo com farinheira, e um de bacalhau com berbigão, foi sobre este que recaiu a minha escolha. Estava muito bom.
Arroz de Bacalhau com Berbigão e Coentros
Para a sobremesa comemos:
Pudim de Limão com Leite de Coco e Pistácios
Toucinho do Céu de Amendoim com Sorvete de Maçã Granny Smith
Apesar da renovação, houve o cuidado de preservar vários aspetos da cozinha e do serviço que caracterizam este restaurante do Hotel Mundial. O serviço de sala, que envolve a preparação ou finalização de alguns pratos frente aos clientes, é um deles. Há mesmo uma secção da carta denominada " Cozinha de Sala" que tem várias ofertas de pratos e também sobremesas. Na mesa ao lado estavam a ser preparados uns crepes Suzette. Também, se assim se desejar, o café é preparado em balão junto à mesa.
Aspetos interessantes e importantes. É de louvar que apesar da modernização realizada, tenham mantido estas características que já vão rareando e de que é tão bom poder desfrutar.
Durante toda a semana, aos almoços, as Sugestões do Dia, permitem refeições a um preço mais moderado naquele ambiente privilegiado.
Varanda de Lisboa - Hotel Mundial
Praça Martim Moniz, 2 - Lisboa