Um óptimo jantar com uma surpresa inesperada
Apesar da oferta de comida vegana ser cada vez mais comum, um menu de degustação vegano num restaurante de fine dining ainda é uma coisa relativamente rara. Assim, quando me desafiaram a ir ao Kisama, um restaurante de cozinha de inspiração asiática (sobretudo japonesa) na cave do bar Nocturnal Animals em Birmingham, nem hesitei. O restaurante não é vegano, mas periodicamente oferece uma "Vegan Night".
Entrámos pelo bar, descemos à cave, um percurso inspirado pela cultura pop dos anos 1980, e chegámos a uma sala grande com a cozinha à vista. Havia a hipótese do menu de degustação oferecido ser acompanhado por um conjunto de bebidas menos convencionais (kombucha, sumos...), mas decidimos pelo vinho, um Scheurebe. A aventura começou, e os pratos foram chegando a um bom ritmo.
Wonton Cracker, Pickled Pear, Avocado, Yuzu
Seaweed Salad , Yellow Courgette, Mooli Tosazu
Shitake Gunkan, Two Years Old Soy, Cep Oroshi
Tom Yum, Heritage Tomato, Pineapple, Basil Ginger
Um prato interessante e mais complexo que os anteriores, em que uma variedade de tomates era servido com um sorvete de gengibre e lemon grass, ananás grelhado, gengibre cristalizado, óleo de manjericão, tudo coberto com um fino gel de Tom Yum.
Kombu Charred Jersey, Yeast, Puffed Barley, Wild Garlic
BBQ Mooli, Yukon Gold, Yuzu, Champagne Miso
O prato chegava com um delicioso puré de batata e o mooli (um rábano de sabor muito suave) e serviam depois o molho. Daqueles pratos que se comem e só por vergonha não se lambe o prato. Muito saboroso! Aliás, também o prato anterior era excelente.
Japanese Woods, Pickled Shimezi, Parnsip, Sour Cherry
Um contraste com os anteriores, como que a cortar aquela série de dois pratos e preparar para o seguinte.
Beetroot, Apple, Wasabi, Dashi Gel, Maitake
Outro prato delicioso em termos de sabores. Foi muito interessante, e bonito, descobrir também a beterraba, aquele cilindro de beterraba era de facto uma longuíssima tira, muito fina, e enrolada de forma a parecer um cilindro.
Tinha chegado a hora da sobremesa, depois de uma sequência de pratos tão ricos de sabor, com combinações e produtos menos comuns, estava na expetativa se a sobremesa estaria à altura dos pratos anteriores...
Aquafaba Meringue, Passion Fruit, Strawberry
Delicioso e fresco, um bom final para a refeição. Um óptimo jantar! Mas uma surpresa estava ainda para chegar...
Na hora de pagar, usei o meu cartão de crédito português, a empregada de mesa olhou para ele com curiosidade, comentei que era um cartão português. Ela diz então "Mas são portugueses? O nosso Chef também é.". Já não estava ninguém no restaurante, na cozinha arrumavam, limpavam e preparavam as coisas para o dia seguinte. Ela chamou alto "Pedro!". O Chef apareceu, curiosamente quando entrei e o vi, achei que a cara dele tinha algo de familiar, comentei até que o achava um pouco parecido com outro chefe português, que a minha primeira reação até tinha sido quase de surpresa. Mas não pensei mais nisso durante o jantar. O Pedro Miranda está por Inglaterra há 8 anos e é o Chef do Kizama, o restaurante que periodicamente oferece estas noites veganas.
Um óptimo jantar com uma surpresa inesperada!