Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Um Desnorte com um rumo muito bem definido

por Paulina Mata, em 18.07.18

 desnorte 1.jpg

 

amarelo.jpg

 

Junto à porta tem um sinal de proibido, mas não é proibido entrar no Desnorte, antes pelo contrário, é aconselhável entrar, procurar um lugar e, sobretudo, comer. Aliás, quando se olha para o interior entende-se isso pelo espaço distribuído por três níveis, com um ambiente acolhedor e uma cozinha à vista.

 

desnorte 2.jpg

 

Foi uma surpresa quando há dias uns amigos me convidaram para o seu novo restaurante no Bairro Alto, quase à esquina com o Largo de Camões. Não sabia que se tinham metido na aventura de abrir um restaurante... e fui, cheia de curiosidade.  Sentámo-nos à mesa e foram-me falando do projeto e das "aventuras" dos últimos meses. Enquanto isso íamos petiscando do couvert e decidindo o que comeríamos.

 

IMG_20180704_205231.jpg

 

E o jantar começou com 

 

 Tempura de Polvo com Amêndoa e Maionese de Kimchi e Lima

IMG_20180704_205841.jpg

 

Muito boa, o polvo tenro e o crocante dado pelas lascas de amêndoa muito agradável. O frasquinho com a maionese de kimchi e lima, uma forma menos comum de servir o molho, cria pequenos momentos de uma interação diferente com o prato que nos obriga a dar-lhe mais atenção.

 

O mesmo aconteceu com outra das entradas 

 

Tártaro de Atum com Lima Fresca e Salada de Abacate

IMG_20180704_205908.jpg

 

Também aqui os diversos componentes do tártaro vêm separados e cabe-nos misturá-los a nosso gosto e descobrir os vários sabores e texturas.

 

O conjunto de entradas terminou com 

 

 Carpaccio de Novilho com Pasta de Trufas e Cogumelos e Pistácio

IMG_20180704_205952.jpg

 

Três entradas muito boas que nos despertaram o apetite para os pratos. Gostei muito do que se seguiu

 

Bacalhau do Brás

IMG_20180704_213913.jpg

 

O Chefe chama-se Emanuel Brás e este  é o seu bacalhau. Por sinal uma versão inspirada no Bacalhau à Brás. Quando chega a cataplana vê-se uma boa posta de bacalhau confitado e um creme amarelo. Quando nos servimos vimos por baixo as batatas levemente crocantes, o creme é de ovo e quando comemos o sabor é o de um cremoso Bacalhau à Brás, com a vantagem da excelente textura das lascas de bacalhau. Gostei muito do bacalhau do Brás, em que novas técnicas atualmente disponíveis são usadas para conferir novas características ao prato. Excelente!

 

IMG_20180704_214159.jpg

 

Seguiu-se

 

 Entrecôte Maturado com Batata Rústica, Arroz de Cogumelos e Legumes Salteados

IMG_20180704_221212.jpg

IMG_20180704_221406.jpg

 

Um prato para duas pessoas, em que a variedade de acompanhamentos permite que cada um componha o seu prato da forma que mais gostar.  Muito bom o arroz de cogumelos, e carne excelente!

 

Pelo meio ainda tive oportunidade de provar  um dos pratos vegetarianos

 

Quinoa real cremosa com legumes, pesto e parmesão

 IMG_20180704_221252.jpg

 

Para a sobremesa não escolhemos nenhuma das sobremesas da carta (que pelas fotos que vi são muito generosas e têm um aspeto que desperta o apetite), mas uma combinação de componentes de diversas das sobremesas.

 

IMG_20180704_225425.jpg

 

Gostei muito da ideia de todos os meses escolherem um doce tradicional e fazerem uma sobremesa inspirada nele, no dia em que fui era um Pudim Abade de Priscos, servido com um sorvete de lima que estava muito bom. Gostei muito também do créme brulée de manga.

 

O chefe consultor é Jorge Fernandes, membro da Equipa Olímpica de Cozinha Sénior, o chefe executivo é Emanuel Brás também ele um dos membros da Equipa Olímpica. Das mesas no nível da entrada pode ver-se o trabalho da cozinha, e é sempre espantoso como se faz tanto num espaço tão pequeno. O serviço de sala é excelente e muito simpático.

 

Apesar de ainda em soft opening, a experiência que tive no Desnorte foi óptima. Mais uma boa opção para um jantar na zona do Chiado. Para jantar e não só, pois vão abrir durante o fim de semana para oferecer um brunch que fiquei com curiosidade de experimentar. 

 

1ª e 2ª Fotos DAQUI

 

Desnorte - Rua do Norte, 13 Lisboa
 

 

1 comentário

Comentar post