Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

The Fat Duck - The day before we go: Are we nearly there yet?

por Paulina Mata, em 13.06.18

 

etapa1.jpg

 

amarelo.jpg

  

The Day Before we Go: Are we nearly there yet?

 

etapa1 desc2.jpg

 

A Change of Air

 

A mudança de ar, requer ar, e o ar era uma componente importante dos dois momentos seguintes.

 

Who will be the dragon?

 

IMG_20180517_125027.jpg

IMG_20180517_125053.jpg

 

O "merengue" congelado em azoto líquido. Nós dois já os tínhamos feito várias vezes... às vezes questiono-me como será a experiência das pessoas para quem isto tudo é novo. Será melhor? Mais forte? Segredei ao meu companheiro de aventura: "Vamos fazer de conta que não sabemos fazer, olhar para isto como se fosse a primeira vez". As escolhas dos cocktail para começar eram várias:

 

 Paloma, Campari Soda, Pina Colada, Vodka Lime Sour  

e ainda um não alcoólico.

 

Eu escolhi Pina Colada, ele Campari Soda, e fomos os dois dragões, com muito fumo a sair pelo nariz. A textura surpreendeu-nos, mas mais do que isso ficamos intrigados como é que os sifões eram identificados, visto que nenhum tinha qualquer rótulo ou sinal. Afinal o processo era simples e foi-nos explicado pelo nosso Storyteller (o nome que dão à pessoa responsável por cada mesa e que nos orienta no percurso) todos tinham a alavanca para fora, excepto um, e uma boa memória relativamente à ordem dos cocktails permitia identificá-los.

 

Aerated beetroot macaroon

 

IMG_20180517_125642.jpg

 

Chegou um pequeno "macarron" de beterraba recheado com um creme de raiz-forte (rábano picante), vinha no centro de um enorme prato. Muito simples e bonito. Disseram-nos para pôr na boca de uma vez. E a levíssima espuma sólida de beterraba desfez-se e sentiu-se o sabor terroso da beterraba, mas logo de seguida sentiu-se o forte e estimulante sabor da raiz-forte. Delicioso! Perfeitas as texturas muito leves e a combinação de sabores fortes. 

 

Mas ainda havia mais um momento nesta etapa:

 

Just the Tonic we need

 

IMG_20180517_130056.jpg

 

No copo um cocktail com Gin Tanqueray, Chartreuse e Noilly Prat, no prato uma sopa que pretendia reproduzir os elementos de sabor da bebida. Delicioso o sorvete de aipo e, sobretudo, a royale de cominhos fumados que tinha uma textura perfeita.

 

IMG_20180517_130015.jpg

               Smoked cumin Royale, Celery sorbet

 

Uma excelente antecipação das férias, estava na altura de avançarmos para a etapa seguinte! O primeiro dia de férias...