Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

21
Jun18

The Fat Duck - And then to dream…

etapa7.jpg

 

amarelo.jpg

 

etapa7 desc.jpg

 

And then to dream…

 

Ia mesmo acabar o dia, e com ele o almoço. Estávamos no último momento.

 

Like a Kid in a Sweetshop

 

E à mesa chegou um belíssimo carrinho em que o The Fat Duck era transformado numa característica sweetshop britânica, daquelas que fizeram sonhar muitas crianças inglesas.

 

SweetShop-1-1024x1503 (1).jpg

 

Na fachada dizia:

 

SweetShop-1 mod.jpg

 

Depois o nosso Story Teller começou a abri-la...

 

SweetShop-2-1024x1503.jpg

 

Chamou-nos a atenção para o interior, sobretudo para o laboratório onde o Heston desenvolvia os seus doces, onde referiu até haver um pote de azoto líquido (que não vejo nesta foto).

 

IMG_20180517_165110 2.jpg 

interior1.jpg

interior2.jpg

 

No laboratório estava também representado o enorme relógio de bolso que está no topo das escadas que dão acesso às casas de banho e, mais importante, à garrafeira. Esta tem vidros que não deixam ver para o interior mas, à medida que passamos no corredor, o painel de vidro em frente do qual estamos fica transparente e permite que se vejam os vinhos.

 

home-top-panel-2.jpg

 

O nosso Story Teller pediu-nos então as moedas que nos tinha dado no início, e quando meteu cada uma delas, abriu-se uma das gavetinhas que têm os petit-fours

 

IMG_20180517_165232.jpg

 

Tirou a gaveta e colocou-os dentro de um saquinho. Não, já não conseguíamos comê-los e apreciá-los convenientemente, e decidimos trazê-los para casa. Mereciam ser devidamente apreciados.

 

Dentro do saquinhos, com os quatro bombons, estava também um pequeno desdobrável com informação sobre eles.

 

IMG_20180518_105132 2.jpg

IMG_20180518_105444.jpg

IMG_20180518_105503.jpg

 

Mandarin Scented Aerated Chocolate

A magical, super-shiny, lighter-than-air chocolate filled with impossibly BIG bubbles, and a little jelly hidden within.

Complex to construct, it involves a cream charger, nitrogen gas, a vacuum oven - and a patently, patiently professional chef, armed with cotton gloves and tweezers, inspecting every inch for imperfections.

 

Oxchoc

Luscious layers of nougat, shortbread and caramel encased in subtly but seductively intense chocolate.

Back in the 1890s, Rowntree made Oxcholate, a chocolate concoction beefed up with meat extract. Inspired by this, our bar uses a highly concentrated beef-stock reduction to create a choc that's rich, robust and really rather good.

 

Pie Caramels

Satisfyingly, gratifyingly chewy, a sweet with an appreciably ample pie flavour.

... But that's not all. Credibly edible, decidedly devourable and singularly swallowable, this is a completely eatable sweet - right down to the wrapper! Simply pop it in the lot, and enjoy.

 

IMG_20180518_105336 2.jpg

 

Mas o mais impressionante era o que estava dentro do pequeno envelope lacrado.

 

Queen of Hearts Jam Tart

 

IMG_20180518_105335.jpg

 

"When is a playing card like a jam tart?"

When the Fat Duck chefs take sheets of well-tempered chocolate, impress the Red Queen's image on top, and skilfully squeeze jam tarts in between, of course. Curiouser still, the seal is surprisingly toothsome too. Just don´t try to eat the envelope.

 

A carta, com cerca de 1mm de espessura, era formada por duas camadas de chocolate branco, recheadas com a tarte de compota de framboesas, impressionante! E o "lacre", que também era de chocolate, era comestível! Brilhante! Um final perfeito!

 

IMG_20180518_105243.jpgIMG_20180518_105254.jpg

 

Mais de quatro horas depois de termos entrados, saímos do The Fat Duck! Um experiência muito rica. Antes de regressarmos era importante voltar ao mundo real, sair da bolha em que tínhamos estado nas últimas horas. Fizémo-lo com um passeio em Bray, no entorno do The Fat Duck.

 

IMG_20180517_173220 b.jpg

IMG_20180517_175128.jpg

 

Passámos pelo The Crown at Bray, um dos pubs que Heston Blumenthal ali tem, e não pudemos deixar de entrar, apenas para ver,  e no final fomos ao outro, o The Hind's Head, cujo restaurante tem uma estrela Michelin, pedir para nos chamarem um táxi, tal como nos tinham sugerido.

 

Enquanto esperávamos vimos a azáfama da preparação do jantar que começaria dentro de pouco mais de uma hora. O The Fat Duck só tem uma porta que dá acesso à rua e tudo entra por aí, sendo as preparações feitas num outro edifício. Quando as pessoas começassem a chegar para o jantar, tudo tinha que estar preparado e nada mais poderia entrar por aquela porta...

 

 

3ª, 5ª, 7ª e 8ª Fotos DAQUI

9ª Foto DAQUI

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Não tenho informações sobre isso, apenas a minha e...

  • Anónimo

    Dizem que não atendem telefone etc. Quais seriam, ...

  • Vasco Braga

    Pelo aspeto estão aprovados (que hora para me vir ...

  • José Manuel

    fantástico, de crescer agua na boca

  • Paulina Mata

    Também não é das coisas que mais gosto, partilhas ...