Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

15
Abr18

Peixe em Lisboa - os restaurantes

IMG_20180413_205859.jpg

 

azulescuro.jpg

 

 

Quando há 11 anos o Peixe em Lisboa começou foi a primeira vez, tanto quanto me lembro, que surgiram espaços de uma variedade de restaurantes onde se podiam provar as cozinhas de vários chefes conhecidos, e eventualmente alguns pratos de alguns dos seus restaurantes. Lembro-me que os chefes estavam lá sempre, e era uma forma das pessoas poderem contactar com eles e com a sua cozinha (eventualmente adaptada às condições do local). Depois disso, bem depois, começaram as surgir o mesmo tipo de espaços nos mercados e noutros locais. Nestes com carácter mais menos provisório e com outras condições.

 

No Peixe em Lisboa os restaurantes presentes têm variado ao longo dos anos. Há restaurantes e chefes e outros (menos) com uma cozinha mais tradicional, mas há todo este tipo de opções. Cada um tem uma oferta variada, nalguns casos pratos servidos nos restaurantes em doses menores, noutros pratos preparados para a ocasião. Tento sempre provar pelo menos um prato de cada um dos restaurantes. Quase sempre partilhados com amigos, alunos... Tenho que reconhecer que não sai barato, que por vezes pelo preço que gasto comeria uma refeição num daqueles restaurantes. Mas gosto daquela partilha com uns e outros enquanto se dão dois dedos de conversa.

 

Este ano, apesar de ali só ter estado 3 dias, provei vários pratos. Começo pelos dois de que gostei mais. Os dois não sendo os pratos tradicionais, tinham sabores que nos são familiares, eram pratos com alma e sabor.

 

IMG_20180414_205436.jpg

Sames de Bacalhau com Grão e Mão de Vaca - Loco - Alexandre Silva

 

IMG_20180414_212334.jpg

Sarrabulho de Chocos - Taberna Fina - André Magalhães

 

Mas houve outros de que gostei muito, e certamente mais haveria se tido mais tempo, aqui ficam alguns.

 

IMG_20180414_205706.jpg

 Pastéis de brandade de bacalhau com aioli de fígados de bacalhau fumados - Arola by Penha Longa Resort

 

IMG_20180414_211508.jpg

Vinagrete picante de ovas de peixe  -  IBO Restaurante

 

IMG_20180413_211242.jpg

Pataniscas de Bacalhau - Casa do Bacalhau

 

IMG_20180413_205828.jpg

Coscorão do Rio até ao Mar - O Mariscador - Rodrigo Castelo

 

IMG_20180412_173909.jpg

Poke de Vieiras d`O Poke - Chef Kiko

 

Não pude deixar de experimentar o Mille Feuille de Framboesa do Varanda do Ritz que toda a gente me aconselhou, e que era mesmo muito bom. Mas o o Mitsu wagashi (doces típicos Japoneses) do Paulo Morais deixou-me rendida!

 

IMG_20180413_220454.jpg

 

Muito que provar, uns pratos mais bem conseguidos, outros menos, como é normal. Mas naquelas condições servir aquela enorme variedade de pratos é muito bom. De realçar também a presença de alguns chefes que ali vi quase permanentemente nos três dias que ali fui. Acho que reflete a importância e o empenho que dão à participação no Peixe em Lisboa e ao contacto mais informal com o público.

 

Um comentário final... cada vez mais se fala do plástico, do seu impacto no oceano e até no mar e nos peixes. É fundamental que isso seja pensado em próximas edições. A quantidade de lixo de plástico ali é impressionante. É um assunto que tem que ser mesmo muito pensado e têm que ser arranjadas alternativas.

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 27.04.2018

    Também não gostei dos pastéis de bacalhau, sabiam um pouco a óleo usado. e a textura não me agradou.

    Eram umas hóstias de arroz, tinham um sabor neutro e uma textura diferente. O prato era forte e isto servia para "descansar" um pouco. Não sei se foi essa a ideia.

    PS
    Ainda andei a ver se vos via, mas não vos encontrei.Tive pena.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes