Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

02
Ago18

O Segredo

IMG_20180701_130004.jpg

 

vermelho.jpg

 

O segredo, ou se quiserem o ingrediente secreto, irrita-me profundamente! Não sei se ensinam a quem apresenta programas de televisão a referir, sempre que falam de um prato, que há um ingrediente secreto, ou um segredo que não deve ser revelado... Depois, quem cozinha, ou explica o procedimento, confirma sempre que sim, que há um segredo! Diz que não vai revelar os ingredientes todos, há uns secretos. Ficaria mal se dissesse que não há nada secreto, que está tudo à vista. Sem segredo é que não dá. A conversa termina quase sempre com quem apresenta a dizer, com um piscar de olhos de cumplicidade, "O segredo é a alma do negócio". Não sei se esse mistério atrai alguém. Eu fico logo nervosa.

 

Há dias, depois de um passeio ao pé do mar, no sul de Portugal, fomos a um restaurante. O peixe tinha sabido bem, era hora de escolher uma sobremesa. Havia uma no menu que era exclusiva da casa. Enumeraram alguns dos ingredientes e depois disseram que havia um secreto. Eu comecei a ficar nervosa... Mas pedimos o dito doce do ingrediente secreto. Chegou, provámos, e o doce até era bom. Demos vários palpites para o ingrediente secreto. Não era nada, estávamos longe, muito longe.

 

Tínhamos acabado, perguntei de novo o que era. A resposta foi que certamente não estava à espera que dissessem, pois era segredo. Outra empregada apareceu, confirmou, com ar de quem receava que a alma do negócio estivesse em risco, se o segredo se mantinha. E a minha irritação era cada vez maior...

 

Referi que, de acordo com a legislação, eles tinham que informar o que tinham os pratos, pois poderia haver pessoas com alergias ou intolerâncias. E a senhora voltou a falar no "segredo" e disse que se alguém tiver alguma alergia ou intolerância e lhes disser, eles dizem se pode comer ou não...

 

Não valia a pena! O doce até era bom, mas a irritação provocada pelo segredo deixou-me a boca amarga.

 

 

Post dedicado ao "Anónimo"

 

 

 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Não tenho informações sobre isso, apenas a minha e...

  • Anónimo

    Dizem que não atendem telefone etc. Quais seriam, ...

  • Vasco Braga

    Pelo aspeto estão aprovados (que hora para me vir ...

  • José Manuel

    fantástico, de crescer agua na boca

  • Paulina Mata

    Também não é das coisas que mais gosto, partilhas ...