Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

O mundo muda... e há muitas coincidências

por Paulina Mata, em 14.07.19

IMG_20180820_132614.jpg

 

rosa.jpg

 

 

Foi há muitos anos que fui pela primeira vez ao Tapas Room do The Providores, não sei quantos, talvez uns 12 anos. Gostei muito. Voltei algumas vezes, até que um dia decidi ir ao The Providores, no 1º andar. Esperava gostar mais, mas não aconteceu... Nunca mais fui ao 1º andar, mas voltei muito mais vezes ao Tapas Room.

 

Os restaurantes são em Marylebone, uma área simpática, com um farmers' market ao domingo que dizem ser um dos melhores de Londres, o talho Ginger Pig, a La Fromagerie, as lojas de chocolates Rococo e Pierre Marcolini. Havia ainda por lá uma loja de equipamento de cozinha, a Divertimenti, que já mudou de local. Cheguei a ir lá a um curso de cozinha em que andámos pelo bairro a fazer as compras e depois as fomos cozinhar e almoçar. Enfim, uma zona com muita coisa interessante e onde vou frequentemente passear quando vou a Londres. Muitas dessas vezes comia qualquer coisa no Tapas Room.

 

Hoje descobri que o restaurante, com 18 anos, vai fechar no final deste mês. Diz-se que  Peter Gordon, com este seus restaurantes, foi um pioneiro em Londres em várias coisas que tomamos hoje como comuns: doses pequenas, não aceitar reservas e a cozinha de fusão. O restaurante é assim um marco importante, mas tudo tem um tempo de vida, e 18 anos num restaurante é um tempo considerável. Peter Gordon diz que quer descansar e dedicar-se a outros projetos.

 

Não pude deixar de me lembrar de um prato que comi no Tapas Room em agosto passado, a última vez que lá estive, a salada de melancia cuja foto está no início do post. Gostei muito! Fui para uma refeição leve. A seguir à salada de melancia comi este prato, mas não me lembro o que era:

 

IMG_20180820_132627.jpg

 

Nesse dia, como hoje, lembrei-me de uma outra refeição que lá tive há quase 10 anos. Um almoço com um jovem cozinheiro inglês. Uma história engraçada e com algumas coincidências pelo meio. Um dia, casualmente, encontrei o blog dele, era um miúdo ainda e o blog tinha uma bandeira do UK e outra nossa, pois tinham estado cá de férias e estabeleceram alguns laços com uma família no norte. Li uns posts e achei graça. Soube uns anos depois que ele estava em Barcelona no Comerç 24. Fui a Barcelona e resolvi lá ir, escrevi-lhe a dizer, passado uns dias recebi um email do Pai dele com algumas informações. No Comerç 24 disse-lhe "Olá!" ele mal respondeu, soube depois que não podia falar com os clientes. O Pai de vez em quando dava notícias do percurso do filho.

 

Um dia estava em Londres e recebi um email do Pai, disse-me que o filho me tinha visto naquele mesmo dia em Marylebone e gostava de se encontrar comigo. Respondi que não podia, ia no dia seguinte para Leeds. Recebi um email de volta a dizer que ele vivia em Leeds, então que nos podíamos encontrar nós. Não tive como dizer que não, e dois dias depois fomos almoçar ao Salvo's, um bom restaurante italiano nos arredores de Leeds. Disse-me que o filho estava a trabalhar na La Fromagerie em Marylebone, perguntou-me se não voltava a Londres. Sim, ainda passava por Londres... e 2 dias depois estava a almoçar no Tapas Room do The Providores com o filho. Não me lembro do que comi, mas lembro-me que ele comeu um Laksa (uma sopa da Malásia). Há muito que não sabia nada deles, já nem me lembrava dos nomes.

 

Hoje, ao escrever este post lembrei-me do nome do Pai, encontrei um email dele, nele estava o nome do filho. Com o Google ficamos a saber tudo... Fiquei a saber do percurso dele nos últimos anos e que, por coincidência, ele foi durante algum tempo o Chefe do Vanilla Black, um restaurante sobre o qual escrevi um post há algumas semanas.  Ao que o fecho do Tapas Room deu origem...!!!!

 

O mundo muda... e não vou voltar ao Tapas Room, tenho que procurar alternativas para quando for a Marylebone... 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.