Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

03
Nov17

Não será arrogância e paternalismo?

Waterside Inn 2.jpg

 

verde escuro.jpg

 

Li um artigo sobre o facto do restaurante Waterside Inn em Bray ter colocado "um aviso à porta onde pede aos clientes que parem de fotografar a comida".  Não estava a pensar ir ao Waterside Inn (já ao vizinho do lado, teria mais interesse), mas se estivesse pensava duas vezes. Este tipo de atitude soa-me a arrogância e paternalismo. E não gosto!

 

Segundo o artigo, o chef justifica-o assim:

"Começo mesmo a ficar chateado com as pessoas a tirarem fotografias. Colocámos um aviso na porta: 'Por favor, não tirem fotografias'", disse um dos donos do restaurante, Michel Roux.

 

Desculpe!!!!????

Qualquer cliente que lá vá comer, segundo o site do restaurante, pagará 167,5 £ pelo menu de degustação, ou caso escolha à carte o valor médio indicado é 300 £ por casal, a estes valores há que adicionar o preço dos vinhos.  Pagar isto não dá o direito a cada um de usufruir da refeição como bem entende? Tem que aturar os juízos de valor do chefe e o facto de "ficar chateado"? Por favor! Pois que fique.

 

Hoje são as fotos, amanhã será outra coisa... O tempo que levamos a comer? Demasiado rápido? Demasiado lento? Se conversamos enquanto comemos? Se deixamos alguma coisa no prato? Se tomamos notas do que comemos? Sei lá até onde os humores do chefe o podem levar...

 

Será que cada um, desde que não incomode os outros, não pode usufruir da sua refeição como quer? O chefe tem a responsabilidade de produzir a comida pedida pelo cliente e de criar condições para que ele possa usufruir dela nas melhores condições, mas quando ela é posta em cima da mesa, ela é do cliente. Que se quiser a come fria, que se quiser nem a come, só a fotografa. Ou seja que faz da comida o que lhe der mais gosto e prazer.

 

Gosto de tirar fotos, e frequentemente nem as publico em lado nenhum. Mas permitem reviver e refletir sobre o que comi. E considero que é muito limitado um chefe não entender isto - mais um ponto contra ele.

 

Sou eu que estou a ver mal, ou de facto é uma (insuportável) arrogância e paternalismo?

 

 

Foto (tirada por um cliente no Waterside InnDAQUI

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 03.11.2017

    Ainda há dias estava a contar que há uns anos (já alguns) houve um chef português que me encontrou e disse "Há dias esteve no meu restaurante, não esteve?" Eu perguntei como sabia, pois achava que ninguém me tinha conhecido. Ele disse, "Disseram-me que tinha estado uma senhora que tirava fotos. Não há muitas." Ainda nos rimos com a mudança actual.

    Eu além do que escrevo aqui também não as publico em mais lado nenhum. Ou seja grande parte delas fica só para mim.
  • Sem imagem de perfil

    Carlos Alexandre 04.11.2017

    Confesso que há uns anos não simpatizava muito com a ideia da foto, porque também achava que a maioria dos pratos não a mereciam, dado o trabalho que dava levar uma máquina fotográfica.

    Atualmente, com o advento dos maravilhosos telemóveis de tecnologia de ponta, nem se trata de ser uma obra de arte, fato que na minha opinião acontece em muito raras ocasiões, como refere mais abaixo, mas sim a facilidade com que se obtém uma fabulosa imagem, melhor que a realidade, sem nenhum trabalho.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes