Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

12
Out19

Não estará a Universidade de Coimbra a desempenhar o seu papel?

universidade-de-coimbra.jpeg

 

cinzento.jpg

 

 

Lembro-me de ter lido há alguns anos que os descendentes de emigrantes perdiam mais rapidamente a língua do país de origem do que o tipo de alimentação. De facto o que comemos está profundamente relacionado com a nossa cultura, experiências e meio social. No entanto, em última análise, o que comemos e a forma como comemos é profundamente pessoal. De tão enraizados que estão os nossos gostos e hábitos, eles servem de conforto quando estamos fora do nosso ambiente, e em épocas de mudança ou de crise. Se sentirmos que são ameaçados, tal é sentido como uma ameaça muito mais profunda do que a relacionada apenas com aquilo que comemos.

 

Sempre achei curioso observar as reações das pessoas relativamente ao que surge de novo, relativamente ao que quase vêem como uma ameaça. Não quer isto dizer que os hábitos não mudem, a reação é relativamente ao que vem de fora, àquilo que as pessoas receiam que lhes vá ser imposto. Lembro-me de em conversas sobre novas técnicas de cozinha, aqui há uns 10 anos, me terem perguntado  "Mas vamos continuar a comer ensopado de borrego?". Acho que as reações fortes a veganos e ao que comem também são de certa forma justificadas por isto (embora possam existir outras componentes). Mas a ameaça que refiro hoje é outra...

 

Recentemente o Reitor da Universidade de Coimbra proibiu o consumo de carne de vaca nas cantinas e bares da Universidade. Tem sido curioso ver as reações e argumentações, em que nunca vi uma discussão séria e profunda do assunto, baseada numa fundamentação sólida, mas que consistem sobretudo em desacreditar,  chegando por vezes até ao insulto. Também nelas se sente a reação a uma ameaça. Uma ameaça bem mais profunda do que a justificada pelo facto de não ser servida carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra. Um local onde, curiosamente, as pessoas que reagem desta forma nunca irão comer, e a maioria nunca comeu. Contudo, aqueles que lá comem, os estudantes, compreendem e apoiam a medida.

 

Não sou adepta de proibições, mas mais de informar e educar. Nunca tinha pensado numa medida como esta, e só depois de se ter começado a falar dela me apercebi que já tinha sido tomada noutras Universidades, por exemplo Cambridge e Goldsmiths - University of London. Tenho pensado sobre ela e, neste momento, mais do que uma proibição, vejo-a como uma forma de alertar, sensibilizar e contribuir para alterar hábitos.

 

Nas cantinas das Universidades a presença da carne de vaca não é a mais comum, não vai mudar muito o estilo de alimentação, apenas alguns pratos. Nas cantinas das Universidades, o objetivo é mais manter um preço baixo do que a qualidade. Assim duvido que a carne servida seja de grande qualidade, possivelmente até é carne de produção intensiva, importada de um qualquer outro país (segundo a Balança Alimentar Portuguesa 2012 - 2016 do INE  nesse período importámos 52,7% da carne de bovino consumida). Assim, à pegada da carne de vaca (muito maior do que das outras carnes), junta-se a do transporte e da necessária refrigeração. Não vou discutir se se justifica ou não, não vou discutir se o impacto tem algum efeito para combater as alterações climáticas (os atos de cada um individualmente possivelmente não terão, mas somos muitos milhões neste planeta e os de todos terão...). Mas também não acho que esse seja o aspeto mais importante.

 

Note-se que mesmo antes dessa proibição ter sido implementada, o efeito já foi marcante. Toda a gente falou do assunto. E, seja qual for a forma como se falou, as pessoas ficaram despertas para o problema. Umas tentarão resistir comendo ainda mais carne, fazendo churrascos à porta da Universidade (li algures que tal estava planeado). Outros ficarão sensibilizados para o assunto e começarão a pensar nos seus hábitos alimentares, e procurarão informação para os alterar. E é necessário alterá-los. Pelo clima, pelo planeta, pela nossa saúde. Um artigo recente do jornal Público referia um estudo que concluiu que as crianças portuguesas comem quatro vezes mais proteínas  do que necessitam, e que estas são provenientes em grande parte de carne e de laticínios.

 

Há dias, ao falar deste assunto, alguém me perguntava, interpretando a proibição como uma restrição à liberdade individual, "Então e se algum estudante quiser comer carne de vaca, não pode?". Claro que pode, atravessa a rua e vai à tasca em frente. O mesmo que faz se quiser comer inúmeras outras coisas que não são servidas nas cantinas. Pode também comer outras carnes na cantina, as características nutricionais da sua alimentação não ficam muito alteradas por não comer carne de vaca. A maioria dos portugueses nem a consome muito (segundo a Balança Alimentar Portuguesa o consumo de carne de bovino corresponde a 21,5% da carne consumida, enquanto o porco corresponde a 31,5% e as aves 36,7%).

 

O papel das escolas é sensibilizar e educar, e neste aspeto acho que a Universidade de Coimbra está a desempenhar o seu papel. Esta medida terá certamente um efeito muito maior do que o estritamente relacionado com a carne de vaca consumida nas cantinas. Um efeito ampliado que é fundamental, pelo ambiente e pela nossa saúde, e até pode servir de incentivo a alterações importantes que promovam uma alimentação mais equilibrada, já que cada vez nos desviamos mais do ideal. 

Roda Alimentos.jpg

BAP2016.jpg

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 18.10.2019

    Olá Duarte,

    Li o artigo cujo link pôs. Não sou especialista no assunto, e não me custa acreditar que tudo o que está no artigo corresponda à realidade.

    É verdade que vi algumas referências a estudos que podem levar a que o balanço possa não ser tão positivo. Por exemplo este https://www.researchgate.net/publication/309394640_Carbon_footprint_of_conventional_and_organic_beef_production_systems_An_Italian_case_study

    Mas nem o li todo, nem um estudo ou dois não provam nada em definitivo. Estes são assuntos complexos. Posto isto vamos assumir que o artigo que referiu descreve a situação real.

    A questão que se pode pôr é: Acredita que toda a carne que consumimos vem de vacas criadas naquelas condições? Eu não - mais de 50% da carne que consumimos é importada, e não acredito que seja de vacas criadas naquelas condições.

    Tudo o que comemos e a forma como é produzido tem impacto no ambiente. Há muitos estudos que indicam que temos que mudar radicalmente a forma como comemos. Vai custar, até podemos tentar esbracejar e resistir, mas vai ter que acontecer. Não temos que deixar de comer carne completamente, mas temos que reduzir. Eventualmente para consumir apenas aqueles animais que são criados como referidos no artigo .

    Para que possamos consumir todos a quantidade exagerada de carne que consumimos, ela não é toda feita daquela forma, e vai contribuir não só para os gases com efeito de estufa, mas também para a desflorestação, redução da biodiversidade...

    Note que no artigo cujo link colocou aqui é dito: "Gostaria de acrescentar que sou totalmente contra a desmatação de florestas, como tem vindo a ser praticada na Amazónia, para a criação de novas zonas de pastagem ou para a cultura da soja." É essa carne que é necessário deixar de comer. A maior parte das coisas que leio diz que não é preciso deixarmos de comer carne, é preciso reduzir muito o seu consumo, para comermos a carne que é criada nas condições referidas no seu link. Para podermos todos, comer sem peso na consciência uma quantidade menor de carne. Tal como diz o autor "É por conhecer bem os sistemas de produção de bovinos e pelas razões acima aduzidas, que continuo a comer carne de vaca, sem me pesar na consciência, pois sei que estou a ajudar à sustentabilidade de uma produção que, quando orientada por bases técnicas e científicas corretas, poderá contribuir para um planeta mais saudável e equilibrado." Ele não diz que come sem peso na consciência toda a carne, diz que come alguma. Portanto o artigo é perfeitamente compatível com tudo o que disse no post.

    Li há dias também um artigo que achei muito bom no The Guardian, escrito por dois cientistas sobre este assunto: https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/oct/08/climate-change-food-global-heating-livestock

    Nele dizem uma coisa impressionante, que cerca de 2 Kg de carne de vaca contribuem mais para o aquecimento global do que um voo de Nova Iorque para Londres. Será?

    Não lhe posso mandar um email, não tenho o seu, mas não tenho problema em o dar, aliás não é preciso googlar muito para encontrar um dos meus endereços de email. Pode mandar para:
    paulina.mata@netcabo.pt

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes