Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

29
Jan18

Línguas curadas e prensadas. Uma descoberta recente. Uma delícia!

ox tongue 2.jpg

 

rosa.jpg

 

Acho que aquilo a que se chamam "miudezas", ou seja as partes dos animais consideradas menos nobres, são daquelas coisas que se adoram ou se odeiam, pois causam repugnância. Eu pertenço ao primeiro grupo, é só ver num menu um prato que as use e é certo e sabido que com grande probabilidade o escolherei.

 

A minha família tinha uma fábrica de salsicharia e presuntos. Quando era criança faziam-se matanças na fábrica. As pernas iam para presuntos, os lombos para paios de lombo... Não é que não viessem parte para nossa casa também, mas o que vinha sempre eram as partes que não eram usadas e que eram vendidas a quem quisesse. O respeito pelos animais que nos alimentavam exigia que tudo fosse comido e nada desperdiçado.

 

Se pensar nas refeições da minha infância há muito fígado, baço, mioleira, rins, orelha de porco, e ainda rabos e aquilo a que chamávamos glândulas e beiços assados. Muita língua de porco de fricassé. Não sei porquê a minha Mãe cozinhava-as sempre assim, tinha aprendido com a minha Avó paterna. De vez em quando ainda reproduzo algumas destas receitas que estão no caderno de notas dela. Gosto daquelas texturas e sabores diferentes.

 

linguas de fricasse.jpg

 

Língua de vaca gosto muito, mas carne de vaca não fez parte da minha criação (como dizia o meu Pai), comecei a comer carne de vaca regularmente já adulta. Como por vezes língua de vaca em restaurantes, mas é raro. Ou antes, era raro até há umas semanas. Há dias, num supermercado, encontrei nas carnes frias língua de vaca curada e prensada. Nunca tinha comido, nem sabia que se vendia assim. Comprei para experimentar. Delicioso! Já comprei mais vezes, e enquanto por aqui estiver hei-de comer muitas mais.

 

ox tongue.jpg

 

Passados uns dias fui a outro supermercado, e dou com um produto idêntico, mas de língua de porco. Delicioso também!

 

pork tongue.jpg

 

Uma excelente descoberta! É altura de começar a experimentar mais carnes frias a que normalmente não tenho acesso. E a variedade é grande!

 

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 03.02.2018

    Achei piada ao desafio. Questionei-me qual será a reação dos clientes. Perguntarem-lhes do que não gostam e servirem exactamente isso. Gostava mesmo de saber.

    Não há muita coisa de que não goste. E não me importo nada que me sirvam, para ver se descubro os encantos.

    Sempre comi muito mais língua de porco, a de vaca acho que das vezes que a comi foi estufada. É um músculo com muito colagénio, portanto exige uma cozedura lenta. O Luís Baena falava muito de uma outra forma de preparar a língua, que por vezes fazia. Baseada numa receita clássica, a língua escarlate. Fui procurar receitas e imagino que esta língua prensada seja muito semelabte à língua escarlate.

    https://outrascomidas.blogspot.co.uk/2017/03/lingua-escarlate.html

    http://www.gastronomias.com/receitas/rec4249.htm

    E aqui da língua prensada (que já parte de uma língua com um qualquer tratamento)

    https://www.deliaonline.com/recipes/international/european/british/cold-pressed-ox-tongue






  • Sem imagem de perfil

    Adriano 04.02.2018

    Muito, muito obrigado. Vou estudar. Vai haver língua para todos! Sim um ou dois vegans também ;)

    Também gostei. Fui preconceituosamente à espera que fosse um mini-alinea ou qualquer coisa assim, depois do artigo do maribona. Mas não, a Loucura estava lá mas sem recurso a fogo de artificio. Sai de lá muito alegre e satisfeito. Uma tainha impressionante... parabéns à equipa.
  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 05.02.2018

    Achei esse artigo do Maribona pouco feliz, perconceituoso e arrogante. Até escrevi um post aqui sobre isso:

    http://assinseassados.blogs.sapo.pt/a-criatividade-originalidade-e-plagio-29280

    Fui ao Loco apenas uma vez, e gostei - da maioria das coisas que comi, do risco e da vontade de fazer diferente. Quero voltar quando puder.

    E quando fizer a língua, conte os resultados.
  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 05.02.2018

    upps...

    preconceituoso
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes