Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

02
Mai25

Le Bleu - O Kiko quis fazer o que nunca tinha feito, e fez muito bem em fazê-lo, e o que fez é muito bom!

Le Bleu.png

 

amarelo.jpg

 

Há algum tempo que andava a pensar ir ao Le Bleu - Fish Bar do Kiko Martins. Gosto dos espaços dos restaurantes do Kiko, sempre muito bonitos e em estreita relação com o que o restaurante oferece. Gosto em geral do que como. Como "conheci" o Kiko quando da sua viagem com a Maria pelo mundo, que fui acompanhando sempre através do site que tinham, viagem que de certa forma inspirou os conceitos de alguns restaurantes, compreendo a diversidade e acho-a coerente com o seu percurso de vida. Relativamente ao Le Bleu, tinha visto fotos e lido alguns artigo. Neles o Kiko dizia que no Le Bleu tinha feito tudo diferente do que, como cozinheiro, tinha feito até aí, e que esse tinha sido um processo muito estimulante.

Numa ida recente a Lisboa marquei um almoço. Cheguei a um espaço em Campo de Ourique mais pequeno do que tinha imaginado pelas fotos, mas cheio de luz e muito agradável. Ao olhar para a carta tudo parecia muito atraente e, como gosto de experimentar muitas coisas, até porque tão depressa não ia poder voltar, resolvemos ficar pelas entradas.

Para começar, um cocktail, uma versão modificada do Negroni Bianco, com uma enorme bolha por cima, que quando lhe tocávamos com a boca se desvanecia. Com ele chegou um amuse-bouche com uma base gelada coberta com cavala marinada.

 

cocktail.jpg

cavala marinada.jpg

 

Adoro os couverts dos restaurantes do Kiko, são sempre bons, muito diversificados, únicos e, sobretudo, variam completamente de restaurante para restaurante. Este era brilhante!

 

couvert.jpg

Brioche folhado, Gougère de Comté, Torradas de baguete, Manteiga com flor de sal, Dip de Anchovas e Espargos

 

Tudo era ótimo, mas aqueles espargos com o dip de anchovas eram maravilhosos! Mas não dispensava de todo o brioche folhado e os gougères.

Chegou depois uma sequência de entradas, bonitas, irreverentes, divertidas e sobretudo muito saborosas.

 

Nigiri de Lírio e Marshmallow.jpg

"Nigiri" de Lírio e Marshmallow
 
 
Inspirado no nigiri japonês, mas em que o arroz é substituído por uma base, com a textura de um marshmallow, feita com um dashi. Lindo, inesperado e delicioso.

 

Ostra da Ria Formosa.jpg

Ostras da Ria Formosa

 

O sabor a mar da ostra, um creme de ostras levemente picante e uma casca comestível.

 

Sanduiche de barriga de atum.jpg

"Sanduíche" de Barriga de Atum
 
 
Um "pão" que não era pão, mas uma espuma desidratada, com a textura de um suspiro, mas com sabor a algas e mar. Um recheio cremoso de barriga de atum, ovo de codorniz cozido, e alface. Come-se e suspira-se por mais...

 

Gamba Do Algarve Com Tapioca Crocante.jpg

Gamba do Algarve com Tapioca Crocante
 
A gamba sobre um dado de tapioca (inspiração brasileira, do país onde o Kiko nasceu e onde viveu os primeiros anos) e coberta com uma divertida espinha crocante.
 

Bacalhau à Brás.jpg

"Bacalhau à Brás"

 

Mas isto é Bacalhau à Brás? Onde? Não é o clássico, nem era suposto (até estão lá as aspas). É uma homenagem do Kiko a esse prato maravilhoso. Mas este é igualmente maravilhoso, com a batata, o bacalhau, a gema de ovo e a azeitona com texturas e formas diferentes. Aquela gema, cozida a baixa temperatura, cremosa, que surgiu em vários couverts do Kiko é tão boa! (Algumas vezes não resisti a pedir um reforço.) 

Para acabar a sequência de entradas, nada mais apropriado para fazer a transição para as sobremesas...

 

Pastel de Nata de enguia.jpg

"Pastel de Nata" de Enguia
 
 
Para o tornar ainda melhor... bastava polvilhá-lo com o pó de alcaparras que o acompanhava.

Pelo meio desta sequência, ainda trouxeram uma nova entrada que estavam a desenvolver para provarmos. Uma pequena bola, que fazia lembrar uma Bola de Berlim, mas em que a parte da massa era relativamente fina, com um recheio de santola (acho...). Aprovado!

 

IMG_20250328_132352.jpg

 

Tinha chegado a hora das sobremesas.

 

Carpaccio de fruta com gelado de iogurte.jpg

Carpaccio de Fruta e Gelado de Iogurte
 
 
Fresca e boa, na mesa ralavam sobre o carpaccio um bloco gelado de iogurte.
 

Mas a que me encheu mesmo as medidas foi a seguinte. Tão inesperada e única. Deliciosa!

 

Mousse de Crème Fraîche e Granizado de Romã.jpg

Mousse de Crème Fraîche e Granizado de Romã

 

O nome não deixava prever... O véu que cobre a sobremesa é um fino gel de espargos brancos e, misturado com a romã, estão pequenos cubos de espargos brancos. Uma sobremesa que até pode nem ser consensual, mas de que gostei tanto que não a esquecerei.

Ficaram os pratos principais por provar, mas valeu a pena, e este até é um bom motivo para voltar logo que possível. Vi-os passar para outras mesas e despertaram-me o interesse e o apetite.

O Kiko quis fazer o que nunca tinha feito, e fez muito bem em fazê-lo, e o que fez é muito bom! Ele diz que foi estimulante. Foi uma refeição que também me estimulou. Bons produtos, excelentes (não me venham falar do produto...).  Muita criatividade, muito bom domínio das técnicas, resultados com muita qualidade e a preços muito razoáveis. A isto ainda se junta a irreverência e o sentido de humor. Estava a precisar de tudo isto!

Parabéns ao Kiko, parabéns a toda a equipa!

 

Le Bleu - Rua Saraiva de Carvalho, nº 131, Lisboa

 

1ª Foto do Site do Le Bleu

 

 

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes