Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Golden tickets, generalizações e boa comida... os pensamentos são como as cerejas

por Paulina Mata, em 26.01.18

great-pub.jpg

 

cinzento.jpg

 

Tinhamos planos para o fim de semana, mas o tempo não ajudou - muito frio e uma chuva que não parava. Resolvemos ir até Great Missenden. Uma vila de que nunca tinha ouvido falar, mas é lá que é o The Roald Dahl Museum and Story Centre. As minhas filhas em crianças liam muito livros do Roald Dahl, e a mais velha tinha recebido de prenda de Natal um Golden Ticket para visitar o museu.

 

roalddahlmuseumgoldenticket_1_005ba3395ba339_733_4

 

Chegámos pela hora do almoço a uma pequena e sossegada vila, a fome começava a surgir e decidimos almoçar antes da visita. Não havia muita escolha e o The Cross Keys Pub & Kitchen pareceu-nos uma boa opção. Um edifício do século XVI, bem conservado, um ambiente acolhedor e confortável. Um quadro na parede dava conta de que a comida era ali preparada com produtos frescos adquiridos a fornecedores locais, inclusivamente referia-os. 

 

IMG_20180120_140008.jpg

 

Era disso que precisávamos, boa comida, comida conforto. E foi isso que tivemos a um preço muito razoável (entradas em média pelas 7£ e pratos pelas 13£ - muito frequentemente me espanto com o preços e sobretudo com a relação qualidade preço por aqui):

 

IMG_20180120_124137.jpg

Rustic breads with whole roast garlic and Chiltern rapeseed and balsamic dipping oil

 

IMG_20180120_124149.jpg

 Black pudding, pork and apple scotch egg with apple sauce and candied walnuts

 

IMG_20180120_131152.jpg

 Cross Keys hand made pie

 

IMG_20180120_131348.jpg

 Smoked haddock fillet with welsh rarebit, creamy mustard leeks and soft poached egg

 

IMG_20180120_131408.jpg

Bubble and squeak with smoked bacon, free range poached egg and Hollandaise sauce

 

Uma óptima refeição! Mais tarde em casa, a ver as fotos, questionei-me porque é que se diz tão frequentemente que os ingleses têm uma péssima cozinha, que não se come bem em Inglaterra... pode até ter sido assim, mas não é. Têm uma cozinha com pratos muito interessantes, em geral não é difícil encontrar também um excelente tratamento dos produtos e pratos saborosos. E preços muito razoáveis...

 

Generalizações que se fazem, se repetem, que quase nem se discutem, e que, pelo menos pela minha experiência, estão longe de corresponder à realidade.

 

O conhecimento dos americanos sobre cozinha e gastronomia é outro caso. Também geralmente classificado como inexistente (pior que péssimo). Há algumas décadas descobri um forum de discussão americano sobre cozinha. Nunca, mas nunca, nos muitos anos que passaram encontrei gente (e eram pessoas que cozinhavam em casa, para família e amigos) que tanto soubesse de cozinha, que tanto praticasse cozinha. Talvez tenha sido um dos locais em que mais aprendi. Depois comecei a comprar livro sobre cozinha, com receitas ou não, americanos. Para mim os melhores e mais sérios que encontrei até hoje. É verdade que nos EUA há muita gente, certamente muita que come mal, que não sabe cozinhar, que tem um gosto básico e maus hábitos alimentares. Daí a generalizar... é que também há o extremo oposto.

 

Generalizações são bem perigosas...

 

Gostei do almoço no The Cross Keys, gostei de ir ao museu. Mais uma vez a minha filha me lembrou que quando há cerca de 27 anos, com 8 anos, me pediu o livro Charlie and the Chocolate Factory, foi preciso insistir muito. Eu não achava que ela, estando há meia dúzia de meses em Inglaterra, e tendo chegado sem saber inglês, o conseguisse ler. Sugeria outros mais simples, com mais bonecos e menos texto... finalmente cedi e ela devorou o livro em pouco tempo. É bom não sub-estimar as capacidades dos filhos...

 

Mas aquilo para que me apetecia ter à saída, era um Golden Ticket para a Heston's Chocolate Factory Feast inspirada no livro Charlie and the Chocolate Factory.

 

 

 

1ª Foto DAQUI 

2ª Foto DAQUI

 

 

 

4 comentários

Comentar post