Fox Coffee - O Rei da Cachupa : Uma viagem a Cabo Verde numa mesa em Lisboa
Há uns meses li a entrevista Tony Fox: Long live the king no site das Edições do Gosto e fiquei com vontade de ir ao Fox Coffee: O Rei da Cachupa, um restaurante que abriu em 2019. Estranhamente não há muitos restaurantes africanos em Lisboa, e pus este, de comida de Cabo Verde, que me pareceu um pouco diferente dos mais tradicionais, na minha lista de restaurantes a ir. Curiosamente Tony Fox, que tem várias atividades, incluindo trabalhar como modelo, nasceu em Lisboa, viveu 10 anos no Reino Unido, em particular em Londres, e nunca foi a Cabo Verde.
Na altura da entrevista fui ver onde era o restaurante, e vi que era na Rua António Pedro e, apesar de agora ao reler a entrevista ter visto que dizem que é na Praça do Chile, sem qualquer razão imaginei-o mais para o lado dos Anjos. Acabei por nunca lá ir. Quase um ano depois, ao passar na Praça do Chile, vi onde era. Uns dias depois queria jantar por ali e a escolha foi o Fox Coffee: O Rei da Cachupa.
O restaurante tem uma grande esplanada, onde jantavam algumas pessoas, mas estava fresco e decidi jantar no interior, onde não estava ninguém, mas pouco depois as mesas começaram a ficar ocupadas. Um ambiente agradável, uma decoração com motivos africanos, mas moderna e urbana.
O menu tinha uma grande variedade de cachupas, mas percebi que nem todos os dias estão todas disponíveis. Há um conjunto oferecido diariamente e depois outras que variam. Como era a primeira vez que ali ia, escolhi a mais tradicional, a Cachupa de Carne.
Chegou num tachinho, acompanhada com arroz e um bom molho picante feito no restaurante. Não é um prato que eu tenha comido muitas vezes, portanto as minhas referências são limitada, mas gostei bastante. Boa comida e apresentação cuidada.
Naquela zona, onde dantes a escolha era muito limitada, cada vez abrem mais restaurantes, e de muitas cozinhas do mundo. O que é compreensível, visto a freguesia de Arroios ser a mais multicultural do país, com pessoas de cerca de 100 nacionalidades. É verdade que os restaurantes de cozinha portuguesa mais tradicionais que ali existiam vão desaparecendo, também fazem falta, mas alguns projetos interessantes vão surgindo. Há sempre algo a descobrir, e tenho tido experiências interessantes nas viagens à mesa que ali tenho feito. Desta vez foi o Rei da Cachupa, a que tenho muita vontade de voltar logo que possível para experimentar outras cachupas.
Fox Coffee: O Rei da Cachupa
Rua António Pedro 173 -177, Lisboa