Fomos aos gambuzinos, e valeu a pena
Sabemos que já nada é o que era quando combinamos um jantar com um amigo, daqueles que há não muito tempo nem sabiam bem o que significava vegano e viam o veganismo como uma ameaça, e ele sugere irmos a um restaurante vegano. Tinha lá estado e tinha gostado, apetecia-lhe voltar e apetecia-lhe mostrar-me o que faziam.
Chegámos ao O Gambuzino e entrámos num espaço simples, mas acolhedor, completamente cheio. Pusemos a conversa em dia com um copo de Quinta do Pinto 2018 e entretanto chegou-nos a comida.
Pani-Puri . Gaspacho
Gaspacho fermentado em bolinhas de trigo crocantes
Uma versão ibérica do Pani Puri, que nada ficou a dever à original.
"Vieiras"
Cogumelos Eryngii com puré de ervilha, espuma de limão & cominho, salicórnia e kumquat
Uma entrada leve, mas rica em sabores. As falsas vieiras, com uma personalidade própria, desempenhavam bem o seu papel. O cogumelos eryngii, também conhecidos por king oyster, são muito versáteis e permitem um conjunto de pratos bem interessantes.
Gado Gado
Tempeh de feijão preto e amendoim, ovo de gambuzino, ananás dos Açores grelhado, batata doce, kale salteada, salada de rebentos, pickles de cebola e molho satay
Um prato com influências asiáticas muito rico de texturas e sabores. Gostei muito deste tempeh caseiro.
Panna Colada
Panna cota de leite de coco, ananás dos Açores, coulis de rum da Madeira e açafroa
Uma sobremesa leve e agradável para terminar uma boa refeição.
Lisboa tem bons restaurantes veganos, com uma oferta imaginativa e rica de sabores. O Gambuzino merece o entusiasmo do meu amigo. Hei-de voltar.
O Gambuzino - Rua dos Anjos 5A - Lisboa
1ª imagem do menu de O Gambuzino, porque gostei muito deste gambuzino.