Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Faz Frio, Sabores Quentes, Comida Conforto

por Paulina Mata, em 12.12.18

faz frio.jpg

 

amarelo.jpg

 

 

Comida portuguesa, bem feita, sem twists... muitas vezes temos aqui referido que faz falta. De preferência a preços razoáveis. Encontrei há dias! A minha experiência foi boa, a das duas pessoas que comigo almoçaram também.

 

Estávamos ali pelo Príncipe Real, queríamos almoçar, uma das pessoas sugeriu o restaurante Faz Frio (difícil não o referir como a Antiga Casa Faz Frio, a força do hábito...). Há muitos anos, bem mais de uma década, que lá não ia. Tinha lido que tinha reaberto mais bonito, mas sem ser descaracterizado. Entrámos e gostámos do que vimos, um espaço agradável e com muita luz.

 

Sentámo-nos e entretivemo-nos com as azeitonas descaroçadas com um leve tempero de azeite e com a manteiga, servidos com um bom pão ali feito. 

 

IMG_20181205_121632.jpg

 

Estava a saber bem. Para ainda ser melhor, sugerimos que no futuro substituíssem os recipientes onde vinham servidas as azeitonas e a manteiga, neste último caso era difícil retirá-la, e ainda mais difícil não espalhar o sal que vinha ao lado pela mesa. Problemas fáceis de resolver. Gostámos do naperon de renda da cesta do pão. Um deles disse que lembrava a casa da Avó. Comentámos o facto dos guardanapos serem de pano e bordados, já tão raro...

 

Começámos com uns pastelinhos de Massa Tenra que estavam saborosos. Não correspondiam bem à minha ideia de pastéis de massa tenra, mas eram bons. Desapareceram rapidamente.

 

IMG_20181205_122431.jpg

 

Um dos meus companheiros de almoço escolheu um dos pratos do dia, um Arroz de Carnes Fumadas, o outro escolheu o Bitoque de Lombo. Provei os dois, ambos bons e em quantidades muito generosas.  Todos os dias há um prato de bacalhau, como era habitual no restaurante noutras épocas, no dia em que fui era Feijoada de Sames. Não podia ser melhor, estava mesmo a apetecer-me. 

 

IMG_20181205_123728.jpg

 

Gostei muito do sabor, era bem rica em sames (adoro aquela textura um pouco gelatinosa), adorei o facto do chouriço e vegetais virem picados em cubinhos minúsculos - confere alguma delicadeza ao prato. Excelente!

 

Para sobremesa, eles comeram um mousse de chocolate, provei e estava muito boa, e um arroz doce - também bom, mas gosto mais da forma tradicional. Eu fiquei-me pelo Pastel de Nata feito no restaurante. Ganhava se a massa não fosse tão fina. Mas foi um excelente final de refeição.

 

Se bem me lembro só bebemos água, tínhamos que trabalhar a seguir. A conta não chegou aos 20 euros a cada um.

 

Gostei mesmo! Que continue cada vez melhor, pois precisamos de restaurantes assim.

 

 

Faz Frio -   Rua Dom Pedro V, 96, Príncipe Real, Lisboa

 

 

2 comentários

Comentar post