Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Fascinantes e saborosos pães indianos

por Paulina Mata, em 27.02.18

zindya 2.jpeg

 

castanho escuro.jpg

 

No sábado fomos de manhã a um farmer's market e depois, para almoçar, escolhemos um restaurante indiano de street food ali perto. Já aqui há tempos tinha falado desta moda de restaurantes indianos com snacks, um ambiente descontraído, e sempre umas decorações muito coloridas.

 

Também há dias disse (e não deve ter sido a única vez) que me fascinam imenso os pães, feitos usualmente com um conjunto reduzido de ingredientes, mas com formas, texturas e sabores tão diferentes. Quando estava a ver o menu apeteceu-me escolher uma variedade deles. É de facto admirável a criatividade humana (quase sempre de mulheres, pois são elas que alimentam as famílias) para transformar ingredientes simples em produtos muito interessantes e variados, que envolvem várias formas de comer.  E ali fiquei fascinada a olhar para os pães indianos. E a comê-los, claro!

 

IMG_20180224_125357.jpg

Pani Puri 

Esferas ocas de uma massa estaladiça feita com farinha de trigo, recheadas com batata e grão, na altura de comer adiciona-se uma água com tamarindo e menta.

 

IMG_20180224_125652.jpg

Gobi Paratha

Pão, também de farinha de trigo, recheado com couve flor. O nome vem de parat e atta que significam camadas de massa cozida.

 

IMG_20180224_125711.jpg

 Dosa-Masala Aloo

Crepes estaladiços e muito finos de uma massa feita de arroz e lentilhas, recheados com batata e servidos com sambhar (creme de vegetais à base de lentilhas) e chutney de coco.

 

IMG_20180224_125841.jpg

 Iddli Sambhar

Massa de arroz e lentilhas cozida a vapor, com sambhar e chutney de coco.

 

Já tinha comido algumas vezes dosa, iddli só uma vez, feito por uma aluna, a Abigail, que fez um trabalho sobre dosa e idli e fez estes para nos dar a provar. A massa base, de arroz e lentilhas e fermentada (o que melhora o seu valor nutricional), é idêntica para os dois, o que varia é essencialmente a forma de a cozinhar.  Estava curiosa de provar os dois lado a lado. 

 

É mesmo fascinante!

 

 

5 comentários

Comentar post