E Lisboa do outro lado do rio...
Boas notícias para festejar e um agradável dia de quase início de verão levaram-me há dias a almoçar à Trafaria. Gosto muito. Lisboa do outro lado, um cenário industrial, associado aos barcos de pesca artesanal, uma leve decadência devido a alguns edifícios meio abandonados (mas a vida também é isso e a oportunidade de mudança daí resultante) e uma série de restaurantes, nesta altura do ano com esplanadas agradáveis, com uma cozinha tradicional feita de forma competente.
A escolha foi a Antiga Casa Marítima, onde muitas vezes já almocei. Nesta sala e em algumas destas mesas, mas desta vez foi na rua, na esplanada. Um restaurante com várias décadas, gosto desta sensação de estabilidade, continuidade, perseverança... e de Lisboa do outro lado do rio. Aqui o peixe é em geral uma escolha acertada e foi isso que comemos.
Carapauzinhos Fritos com Arroz de Tomate
Filetes de Polvo com Arroz de Feijão
Raia à Lagareiro
Tudo rematado com um leite creme e sempre acompanhado pela vista de Lisboa ali do outro lado do rio...
O barco a sair mesmo ali ao lado, deu-me vontade de o apanhar. Não era possível. De tarde apanhei outro, em Cacilhas. Dá-me sempre um pouco a sensação de estar de férias. A travessia do rio é fantástica. Pena que não seja possível fazê-la no exterior, e o interior seja pouco convidativo, e as janelas tenham vidros que tiram a visão. Mas era uma dia de quase início de verão, e a janela aberta deixou desfrutar melhor da paisagem. E Lisboa sempre ali do outro lado...
Restaurante Antiga Casa Marítima, Rua Cândido dos Reis, 1 , Trafaria
2ª foto DAQUI