Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

12
Fev16

Coreia - Kimchi e muito mais

xin.jpg

laranja.jpg

 

Viajar, se tivermos disponibilidade, tem sempre a vantagem de nos deixar atentos a novas oportunidades que nos permitem conhecer mais, descobrir mais. Esta viagem já começou a ter estes efeitos. Um amigo, leitor do Assins & Assados, chamou-me a atenção para um restaurante coreano em Odivelas - o restaurante Xin. Assim, mantendo-me na grande Lisboa, fui disfrutar de uma cozinha de que já tinha tido algumas experiências, mas nunca em Portugal.

 

Fomos para Odivelas e, depois de algumas hesitações, com as ajudas actualmente disponíveis que nos permitem encontrar o caminho para qualquer lugar, chegámos ao Xin onde tivemos uma simpática recepção por parte de uma jovem coreana que cresceu em Portugal. Quando percebeu que estávamos abertos a novas experiências, logo nos ajudou a fazer escolhas que nos permitissem conhecer um pouco da cozinha coreana. Pedimos os pratos, e quando chegou a vez da bebida, perguntámos o que bebiam normalmente com as refeições. Perante o nosso interesse em experimentar algo diferente, sugeriu um vinho de arroz feito no restaurante.

vinho arroz.jpg

Diferente mesmo! Não digo que achei delicioso...diria diferente, um pouco estranho. Mas, primeiro estranha-se, depois (quase - é preciso mais tempo...) entranha-se, e lá foi acompanhando a refeição.

Começámos com

ravioli.jpg

molhos.jpg

Kimchi Mandu – Raviolis de carne e kimchi

com uma variedade de molhos - de fruta levemente picante, de soja com especiarias e de soja com alho

 

Era bom, mas o melhor estava para vir.

Tteokbokki.jpg

 Tteokbokki – pastéís de arroz moldados em cilindros e salteados com molho coreano e camarão.

 

Delicioso e extremamente saboroso!

E ainda

Porco marinado .jpg

Dwaejigoji-bokkeum – Porco marinado saltado com alface, arroz e kimchi

 

As carnes na cozinha coreada são sempre sujeitas a uma marinada forte, que as deixam muito saborosas, foi o caso aqui. A forma de comer também era engraçada, cortam-se pedaços das folhas de alface, coloca-se um pouco de arroz, carne e kimchi, enrola-se e come-se. Muito rico de sabores!

 

O kimchi é o acompanhamento mais comum da cozinha coreana, mas também um ingrediente em vários pratos. É preparado com vegetais (frequentemente com couve), em geral fermentados, e temperados. Há centenas de variedades de kimchi.Pode dizer-se que não há refeição coreana sem kimchi e nós comemo-lo em dois dos pratos.

 

Para finalizar pedimos uma sobremesa tipicamente coreana. Não sabíamos o que íamos comer, queríamos ser surpreendidos.

sobremesa.jpg

Pudim de Lótus

 

Um gel de chá com bagas gogi, uma forma leve de terminar uma óptima refeição, muito rica de sabores e novas experiências.

 

Nos meus percursos não é habitual ir a Odivelas, mas certamente vai tornar-se um destino mais frequente, ou melhor... o destino será a Coreia em Odivelas.

 

Restaurante Xin - Rua Alfredo Costa 14, 2675-634 Colinas do Cruzeiro, Odivelas

Novo endereço:  Rua Vieira da Silva 2 - loja direita - Quinta Nova - 2675-215 Odivelas. 

 

1ª Foto DAQUI

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes