Continuando a viagem ao Irão...
No post de ontem falei de uma viagem à mesa ao Irão. Gostei da comida, mas faltou-me um sabor doce e exótico para terminar. Decidi continuar a viagem, no dia seguinte, à minha mesa.
Depois de googlar um pouco e de ter visto várias receitas, criei a minha receita de Sholeh Zard, aquilo em que me tinham ficado os olhos na carta do restaurante. O resultado foi o que está na foto acima, diferente do nosso arroz doce, mas muito bom...
Aqui fica a receita (para 4 a 6 pessoas):
O meu Sholeh Zard
1 chávena (200 ml) de arroz basmati
4 chávenas (800 ml) de água
1 pitada muito generosa de açafrão (do verdadeiro, não do das Índias)
2 cardamomos verdes
1 pau de canela
1 a 2 chávenas de açúcar (só usei 1)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de água de rosas (ou a gosto)
1/2 chávena de amêndoas cortadas
canela e amêndoas para decorar
Lava-se muito bem a arroz, até a água sair límpida. Põe-se então o arroz num tacho com a água e leva-se a cozer em lume brando cerca de 20 minutos, até estar cozido.
Entretanto mói-se o açafrão com os dedos (pode-se usar já moído), e põe-se de molho em 2 colheres de sopa de água quente.
Tira-se a casca do cardamomo e pressionam-se os grãos levemente.
Quando o arroz está cozido, adiciona-se o açafrão e a água em que esteve de molho, os grãos de cardamomo, o pau de canela e o açúcar. Deixa-se ao lume até engrossar (cerca de 20 minutos).
Junta-se a manteiga, mexe-se bem. Retira-se do lume e adiciona-se a água de rosas e as amêndoas. Mexe-se bem, retira-se o pau de canela e deita-se em taças.
Decora-se com canela em pó e amêndoas.