Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

23
Jan24

Comida conforto onde menos a esperava... mais uma boa dose de umami!

tian.jpg

 

rosa.jpg

 

Há dias em que sinto uma necessidade tremenda de comer comida asiática - chinesa, vietnamita, japonesa... não importa. Nesses dias, costumo comentar comigo mesma que estou a precisar de uma boa dose de umami e, a não ser que algo muito forte o impeça, uma das refeições será num restaurante que me permita satisfazer este desejo.

A cidade onde vivo tem uma universidade que é frequentada por muitos estudantes asiáticos, muitas das residências para estudantes são no centro da cidade, e portanto também lá há muitos supermercados com produtos para manterem os seus hábitos alimentares, e muitos restaurantes relativamente económicos que frequentam.

Há dias estava a precisar da minha dose de umami e fui até ao centro. A escolha recaiu num pequeno restaurante cantonês onde nunca tinha ido. Nas outras mesas muitos jovens. Olhei para o menu, várias possibilidades interessantes, até que li :  

Steamed Pork with Zhacai on Rice   榨菜蒸猪肉饭

 

Imediatamente na minha cabeça associei a um prato que a minha Mãe por vezes fazia, e que eu em tempos passados também fiz algumas vezes. Um dos pratos que me fizeram bem cedo entender que havia um mundo a descobrir à mesa. 

 

carne de porco a vapor.jpg

 

O irmão da minha Mãe tinha estado no serviço militar em Macau e a minha tia era macaense. Por vezes ela fazia pratos da cozinha com que tinha crescido, e a minha Mãe aprendeu a fazer alguns. Um deles era uma carne de porco picada, temperada com molho de soja e cozinhada a vapor, que comíamos com arroz branco (só cozido em água, sem sal, como mais gosto dele). Como eu gostava daquilo! 

Pequei no telemóvel e fui ver o que era Zhacai - uns pickles de couve. Possivelmente a minha tia não os punha porque não tinha acesso a eles, mas não me parecia nada mal. Estava decidido!

Esperei, ansiosamente, até que me trouxeram este prato:

 

steamed pork.jpg

 

Era mesmo isto! O dito zhacai ainda tornava o prato melhor do que me lembrava! Memórias de sabores de infância, recordações, tudo isto associado a uma boa dose de umami. Comida conforto onde menos a esperava... Não podia pedir mais!

 

 

16 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes