Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

20
Jul17

Bagos... de Arroz.

IMG_20170715_151243.jpg

 

amarelo.jpg

 

Há muito tempo que queria ir ao Bagos. Porque gosto da cozinha do Henrique Mouro, porque há muito, muito tempo que não tinha oportunidade de desfrutar dela, porque adoro arroz, e o facto deste ser um elemento central da cozinha do Henrique Mouro no Bagos me despertar a curiosidade. Mas a ida ia sendo adiada. Uns comentários aqui num post acerca de caracóis e da sua utilização na cozinha, despertaram-me a vontade de lá ir. E num destes sábados, estava no Chiado pela hora de almoço, e achei que era altura de ir ao Bagos.

 

Uma sala simples, mas agradável. uma (pequena) cozinha ao fundo.  Depois de tanta espera, e considerando a minha curiosidade, achei que tinha mesmo que escolher o menu Bagos de Arroz com 5 momentos escolhidos pelo Chefe. Fiz batota, tinha-se falado aqui de um arroz de caracóis e eu queria provar. De modo que disse ao Henrique que quatro momentos seriam à escolha dele, mas um seria escolhido por mim e seria o prato com o arroz de caracóis.  Assim foi...

 

Começou por chegar à mesa o couvert, bom pão, óptimas azeitonas, e azeite com umas gotas de vinagre de mirtilos. Veio também uma pasta de salmão enrolada numa pequena fatia de salmão.

 

IMG_20170715_142427.jpg

 

Como entradas vieram:

 

IMG_20170715_142858.jpg

 Perninhas de Rã Fritas com Gaspacho

 

IMG_20170715_143343.jpg

 Patanisca de Bacalhau

 

Os dois muito bons. A patanisca de bacalhau com o interior suculento, o pedacinho da pele de bacalhau muito crocante, acompanhada de um creme de farinha de arroz com tomate. Mas o que de facto me encheu as medidas foram as perninhas de rã. Estaladiças por fora, suculentas por dentro, um gaspacho fresco e muito saboroso, onde surgiam algumas cerejas. Mesmo muito bom!

 

Seguiram-se os pratos:

 

IMG_20170715_143958.jpg

 Arroz de lingueirão

 

IMG_20170715_144807.jpg

 Arroz Malandrinho de Caracóis e Porco Preto na Grelha

 

O arroz de lingueirão estava óptimo. Bonito, extremamente saboroso. Mas o arroz de caracóis com o porco preto conseguiu ultrapassá-lo. Não é todos os dias que se come uma arroz de caracóis, ainda menos um arroz tão bom, e a carne grelhada por cima estava tão óptima. Adorei! 

 

Chegou a hora da sobremesa

 

IMG_20170715_145517.jpg

 Papo de Anjo

 

Adoro doces de ovos, e desde cedo foi importante para mim aprender a fazê-los, entre eles os papos de anjo que achava fascinantes. Quase só gemas batidas e cozidas no forno em formas de queque, que resultavam nuns bolinhos amarelos e esponjosos sem grande sabor, mas que depois de ensopados numa calda de açúcar aromatizada ficavam deliciosos. Os do Bagos não são molhados na calda de açúcar, mas sim num creme de arroz doce. Ficam diferentes, mas ficam muito bons. Os frutos vermelhos tornam a sobremesa mais leve e fresca.

 

Fiquei a conversar um pouco com o Henrique Mouro e a certa altura ele perguntou, quer arroz doce? Respondi, só uma colher de sopa. E veio uma colher de sopa de um arroz doce cremoso, rico, muito saboroso.

 

IMG_20170715_150558.jpg

 

Um restaurante em que o arroz é o elemento central faz todo o sentido, somos o país europeu em que mais arroz se consome. Cada um de nós come, em média, cerca de 15 kg de arroz por ano (o triplo da média europeia). Comemos muito arroz, comemos arroz de formas muito diversas, adoramos arroz. Temos formas muito próprias de cozinhar o arroz. Sempre me intrigou porque é que os chefes portugueses usavam tão pouco arroz (e em grande parte das vezes quando surge na carta é como risoto). No Bagos ele é sempre usado, mas nem sempre na sua forma habitual, há vários tipos de arroz, mas também é usado sob a forma de farinha de arroz ou de leite de arroz.

 

A cozinha do Henrique Mouro é uma cozinha de autor, com combinações originais, mas em que as nossas raízes e sabores estão muito presentes.

 

Uma refeição excelente! 

 

 

Bagos - R. António Maria Cardoso 15B, Lisboa

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Henrique 25.07.2017

    Antes de qualquer outra coisa só posso lamentar que a sua experiência tenha sido no Bagos, nunca é esse o nosso objectivo mas sim o oposto.
    Na questão do bacalhau, que já tive oportunidade de ver espelhada noutros comentários seus em outras páginas, queria apenas tentar explicar que é assim com as restantes proteínas servidas na restante ementa.São um complemento do arroz. A quantidade servida de proteína varia entre 120 a 140 gr.
    Sei que nunca é fácil ir ao encontro das espetativas e que ás vezes ficamos aquém. É algo com que sempre tive de lidar felizmente e infelizmente e que faz parte da minha actividade, sempre que não chegamos a elas é sempre mau e desta vez não é diferente. Deixo-lhe os meus cumprimentos e a esperança que o caso do bacalhau não seja impedimento para uma nova visita e agradeço os seus comentários ao serviço que após um ano de actividade acredito estar mais afinado. Ver para crer se for essa a sua vontade. As criticas que recebemos, principalmente as negativas ajudam-nos sempre a tentar fazer melhor e esse é o nosso compromisso.
    Henrique
  • Sem imagem de perfil

    Henrique 25.07.2017

    Faltava uma palavra...
    Antes de qualquer outra coisa só posso lamentar que a sua experiência tenha sido negativa no Bagos, nunca é esse o nosso objectivo mas sim o oposto.
  • Sem imagem de perfil

    Carlos Alexandre 25.07.2017

    Antes de mais, agradeço a sua resposta, pela qual revela não ter receio de apreciações mais negativas, tendo um poder de encaixe que muitos colegas não terão.
    Só lhe fico bem. Muito bem, mesmo.

    Em relação à quantidade de proteína que diz valer entre 120 e 140g, quem me dera que assim fosse. Habituado a pesar os alimentos em casa, nem uma margem de erro de apreciação me pode levar a aceitar que assim fosse. Erro na cozinha? Já devem ter as doses de peixe pré-preparadas, presumo. O que poderá ter acontecido?

    Adiante.

    Depois desta sua explicação, e depois de afirmar que o serviço está melhor, não me resta opção a não ser voltar a visitar o Bagos na rentrée que se avizinha.

    Os meus melhores cumprimentos, Henrique.

  • Sem imagem de perfil

    Henrique 25.07.2017

    Igualmente e cá o espero.
    Henrique
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes