Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Aprender Ciência de forma Divertida e Saborosa

por Paulina Mata, em 29.03.20

as maca2.jpg

 

beige.jpg

 

Ter as crianças em casa durante o dia todo, durante muito tempo, exige alguma dose de imaginação para encontrar atividades que as mantenham ocupadas. Fazer experiências para que todos, em família, se divirtam e aprendam ou relembrem alguns factos e conceitos, pode ser uma atividade em que se junta o útil ao agradável.

 

Há uns anos colaborei com a Ciência Viva num projeto europeu - Pollen: Seed Cities for Science, que envolvia 12 países, em que cada uma escolhia uma cidade e algumas das suas escolas do 1º ciclo e, com o envolvimento da comunidade e de investigadores, pretendia-se estimular o interesse das crianças pela ciência e tecnologia. O objetivo era que as sementes lançadas dessem frutos, não só nos diretamente envolvidos, mas em toda a comunidade.

 

Portugal escolheu envolver as famílias, pareceu-nos que usar os alimentos como base para as atividades de ciência era uma boa opção. De facto, havia algum conhecimento acumulado com as atividades A Cozinha é um Laboratório que há alguns anos eram desenvolvidas, primeiro no Pavilhão do Conhecimento, e depois noutros Centros de Ciência.  

 

Nesse contexto, e para lá do trabalho com as escolas, escrevemos um livrinho dirigido às famílias, incentivando-as a experimentar e descobrirem alguns conceitos científicos em conjunto. O livro está disponível online. 

 

Aprender ciência de forma divertida e saborosa - Sugestões de experiências para fazer em família 

 

Lembrei-me dele e de que neste período poderia ser útil para algumas famílias.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.