O viver entre duas vidas e a sensação de "urgência" de comer certas coisas
Carapaus Frito com Açorda de Ovas - Taberna os Papagaios
Há dias perguntaram-me qual era a casa em que me sentia mais "em casa", se a de Portugal ou a de Inglaterra, onde tenho passado muito tempo nos últimos anos. Sinto-me igualmente "em casa" nas duas, são as duas bem diferentes, mas as duas o meu espaço. Diferentes são também a minha vida em cada uma delas e, eventualmente, até a minha personalidade. Contudo, não me sinto dividida entre estas duas vidas. Quando estou numa, não penso na outra, estou por inteiro em cada uma delas.
No que diz respeito à minha relação com o que como, acontece o mesmo. Tenho a sorte de ter uma enorme curiosidade gastronómica e quase uma obsessão por preencher a minha "base de dados" gastronómica. É um privilégio esta oportunidade de descobrir e experimentar novas coisas, e até de me apropriar de algumas delas. Claro que não como como os ingleses, que cozinho comida portuguesa, mas muitas da coisas que como aqui também se tornaram comida conforto.
O viver entre estas duas vidas, também me tem permitido interiorizar melhor as diferenças entre as duas culturas gastronómicas e aquilo de que, apesar de não me aperceber no quotidiano, tenho mais saudades.
Ao chegar a Lisboa, há mesmo uma sensação de "urgência" de comer determinadas coisas. Coisas e sabores a que não tenho acesso em Inglaterra. Muito frequentemente tiro fotos do que como, funciona um pouco como diário. Hoje olhei para fotos de refeições em restaurantes em Lisboa nos últimos dois anos, e tentei identificar coisas únicas, coisas que preciso de comer, que são parte integrante da minha vida e personalidade gastronómica em Lisboa.
O peixe e o marisco... Diz-se que não há peixe como o nosso, e de facto é bem diferente. Não só o peixe, como as variadíssimas formas de o tratar...
Berbigão na Brasa - Fogo
Filhós de Berbigão à Bulhão Pato - ZunZum
Percebes e Camarão - Cervejaria Portugália
(gosto muito das nossas cervejarias, e a Portugália da Almirante Reis é a minha preferida)
Caranguejo de Casca Mole com Salada Verde - Pap'Açorda
Tortilha Aberta de Camarão e Cebola - Canalha
Carapaus Alimados - Pap'Açorda
Pica-Pau do Mar - Mãe - Cozinha com Amor
Polvo à Lagareiro - O Frade
Os nossos salgadinhos, seja como petisco ou como prato. Por vezes ainda no aeroporto compro um croquete e um rissol para comer assim que chegar a casa.
Empadas de Perdiz - Pica Pau
Croquetes com Arroz de Grelos - Cantinho do Avillez
Rissóis com Xarém de Berbigão - Taberna os Papagaios
Incontornáveis são os nossos arrozes, mas sobre eles já escrevi. Ao ver as fotos, contudo, reparei numa outra coisa, a qualidade e diversidade de alguns couverts. É tão bom começar a refeição assim!
Couvert - O Poke
Couvert - Cantinho do Avillez
Estas coisas não há em Inglaterra. Há outras boas, mas estas não há mesmo!