Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Assins & Assados

07
Jul18

Londrino, sem dúvida! Mas não só...

plc0.jpg

 

amarelo.jpg

 

Tinha planeado durante a estadia em Inglaterra ir ao Londrino, o restaurante do Leandro Carreira. Tinha-o encontrado em Lisboa há tempos, e até lhe tinha dito que lá apareceria. Há umas semanas tinha um compromisso em Londres de manhã e outro ao fim da tarde, era uma excelente oportunidade para almoçar no Londrino, e assim fiz...

 

Saí na estação de metro de London Bridge e caminhei até lá. Foi bom voltar a uma zona onde há muito não ia e de que gosto e tenho boas recordações, a minha filha mais velha viveu ali perto uns anos e desci muitas, mesmo muitas vezes, Bermondsey St, frequentemente para passar pelo Borough Market antes de ir a outros locais. 

 

O Leandro é de Leiria e começou a sua carreira a trabalhar em restaurantes em Lisboa, procurou então outras experiências na Europa, onde passou pelo Mugaritz. Em Londres, entre outros, trabalhou no Viajante de Nuno Mendes. Tendo decidido ficar por Londres e ter o seu próprio projecto, abriu no final de 2017 o Londrino, cuja cozinha reflete o seu percurso e experiências e, mesmo sem pretender ser um restaurante de cozinha portuguesa, inevitavelmente as memórias gastronómicas do Leandro estão presentes em alguns dos pratos, assim como os nossos produtos. Vai mesmo mais longe, e aos domingos o menu de almoço é inspirado pela cozinha de uma das regiões de Portugal, que muda todos os meses. Além do restaurante, também tem um wine bar com petiscos que funciona durante todo o dia.

 

Cheguei e entrei num espaço grande, bonito, e com muita luz, tendo ao fundo a cozinha aberta. 

 

plc7.jpg

 

O menu tinha várias propostas interessantes, muitos pratos vegetarianos e de peixe, apenas um de carne, de leitão. Difícil a escolha...  Quanto aos vinhos, eram predominantemente de Portugal, e todos eram oferecidos em garrafa ou a copo. Quando na lista vi o Maria da Graça, da Bairrada, do Tiago Teles nem pensei mais. Gosto de encontrar os amigos em situações inesperadas.

 

E o almoço foi assim...

 

plc1.jpg

 Quisquilla and Sorrel Kakiage

 

plc2.jpg

Cod Tripe, Fava Beans & Smoked Cod Roe 

 

plc3.jpg

 Fresh Peas & Sorrel Emulsion

 

plc4.jpg

 Confit Egg Yolk, Chicken of the Woods 

 

Muito bons todos os pratos, leves, com sabores frescos e bem definidos. O polme da tempura (kakiage) muito estaladiço, e o prato muito saboroso. Nas favas com sames de bacalhau, muito boa a combinação de sabores, e eu adoro a textura gelatinosa dos sames. As ervilhas, os grão e os rebentos, muito frescos e com sabores bem definidos, a emulsão de azedas ligava tudo. Mas o último prato foi o que mais me surpreendeu, nunca tinha comido chicken of the woods, um cogumelo (Laetiporus) que surge em troncos de árvores e cuja textura e sabor depois de cozinhado se assemelha muito a frango. A textura fibrosa e firme do cogumelo (como um peito de frango cozinhado da mesma forma)  era muito bem complementada com a cremosidade da gema cozinhada a baixa temperatura e até com o seu sabor. Muito bom! 

 

plc5.jpg

 

Tinha comido mais do que o necessário, o razoável seria escolher uma sobremesa leve, e havia-as, mas não foi o que fiz... Escolhi uma bem mais "pesada" do que os pratos, mas o Leandro sugeriu esta, a empregada de mesa aprovou veementemente a escolha, e ia caminhar bastante no resto da tarde. 

 

plc6.jpg

 Grilled Brioche, Sour Caramel, Hazelnuts

 

Fiz bem, era muito saborosa. Foi muito bom comê-la lentamente, enquanto bebia um chá e ia observando a azáfama na cozinha.

 

plc8.jpg

 

Um bom serviço de mesa e muito simpático. Embora o preço de cada um dos pratos fosse razoável, as refeições com este formato acabam por não sair muito baratas, ainda mais em Londres. Foi o caso. É verdade que não precisava de tanto, mas queria experimentar várias coisas.

 

Foi bom conhecer a cozinha do Leandro Carreira num espaço luminoso e muito agradável, em que fui muito bem recebida, e onde ainda conheci novos produtos. Fiquei com vontade de voltar.

 

 

Londrino 

36 Snowsfields, Southwark, London

 

 

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes