Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Uma relação com 20 anos

por Paulina Mata, em 26.10.16

 flatbreads.jpg

 preto.jpg

 

Foi há cerca de 20 anos que comprei o Flatbreads & Flavours, o primeiro livro de Jeffrey Alford e Naomi Duguid. Muito diferente da generalidade dos livros de cozinha que conhecia. De facto a revista Gourmet considerou até que tinham inventado um novo tipo de livros de cozinha, em que as receitas eram apresentadas com as suas múltiplas dimensões e num contexto cultural (locais, caras e relatos de quem as faz como parte da sua herança culinária), para além da apresentação ser muito na primeira pessoa, relatando as experiências dos autores. Flatbreads, um tema que parecendo relativamente limitado, não o era. A descoberta de inúmeros flatbreads, a tentativa de fazer alguns... Mas o que gostei mais foi que não era apenas um livro de receitas, era também um livro de viagens, de relatos de experiências pessoais.

 

naomi jeffrey.jpg

 

Jeffrey nasceu nos EUA, Naomi no Canada. Conheceram-se no Tibete em 1985, casaram e tiveram dois filhos. Com residência em Toronto continuaram a viajar, um pouco por todo o mundo, mas sobretudo pela Ásia. Durante cerca de 20 anos viajaram, comeram, aprenderam, fotografaram e escreveram para várias revistas (Food & Wine, Eating Well, Gourmet, Food Arts e Bon Appétit), mas sobretudo escreveram livros, todos sobre cozinha, sobre os locais, as pessoas e as suas viagens. Todos fascinantes. Livros que fui sempre comprando.

 

seductions of rice.jpg

 

Ao Flatbreads & Flavors (1995), seguiu-se o Seductions of Rice (1998) que comprei logo que saíu e me encantou porque adoro arroz. Pouco depois saíu o Hot Sour Salty Sweet: A Culinary Journey Through Southern Asia (2000) um livro com mais de 175 receitas apresentadas no seu contexto cultural, ainda mais bonito que os outros, melhor papel, mais fotos a cores. Adorei por tudo o que já disse e porque adoro as cozinhas asiáticas.

 

hot-sour-salty-sweet.jpg

 

De seguida foi a vez do Home Baking: The Artful Mix of Flour and Tradition Around the World (2003). Neste descobri que a Naomi tinha andado por Portugal, pelo centro e norte, e lá surgem receitas de broa e pão de centeio, um relato sobre a estadia no Sabugueiro, na Serra da Estrela, e o forno comunitário; surgem também as receitas de pastéis de nata e de coco que viu fazer numa pastelaria no Minho em Soajo. 

 

HomeBaking.jpg

 

Dois anos depois surgiu o Magoes & Curry Leaves: Culinary Travels Through the Great Subcontinent (2005)  e depois o Beyond the Great Wall: Recipes and Travels in the Other China (2008). Mais dois excelentes livros que me deram muitos momentos de prazer, e me permitiram alargar conhecimentos.

 

mangoes_curry_leaves.jpg

beyond the great wll.jpg

 

Ao longo de mais de 10 anos fui acompanhando a obras destes autores, várias vezes premiados (em todos os seus livros), fui-os vendo envelhecerem através das fotos que surgiam nos livros. Depois perdi-lhes o rasto... e nem me lembrei de procurar... tanta coisa, tanta informação, os dias nem sempre dão para tudo. Há dias puxei de uma prateleira um exemplar da Lucky Peach, e quando o folheava reparei num artigo da Naomi Duguid sobre três mulheres com bancas de comida de rua na Tailândia. Apenas assinado por ela... e fui ver... Separaram-se em 2009. Fiquei triste, gostava daquele projecto... A Naomi continua a viver em Toronto e a escrever livros com muito sucesso. Comprei logo o Burma - Rivers of Flavor (2012). Um livro muito na linha dos anteriores, mais um livro que recebeu vários prémios. Está para sair outro, Taste of Persia, que espero ansiosamente pois adoro este tipo de cozinha.

 

bruma.jpg

 

Quanto ao Jeffrey Alford, cansou-se de viajar, cansou-se de grandes cidades, teve uma depressão. Vive na Tailândia, numa pequena aldeia, numa zona muito pobre na fronteira com o Cambodja. Escreveu também um livro, Chicken in the Mango Tree: Food and Life in a Thai-Khmer Village, a contar a sua experiência de vida naquele local, também é um livro de cozinha. Um livro com menos sucesso. Um livro que também quero comprar.

 

chicken.jpg

 

Duas pessoas com quem aprendi muito. Há 20 anos que, de certa forma, os acompanho. E vou continuar a acompanhar e a aprender com eles... Gosto destas relações longas. A deles não resistiu à vida e ao tempo. A minha com ambos vai continuar.