Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Taberna do Mercado - um almoço surpresa

por Paulina Mata, em 25.01.16

taberna do mercado.jpg

amarelo.jpg

 

Na véspera do meu aniversário, que tinha ido passar a Inglaterra com as minhas filhas, elas disseram: "Amanhã está pronta para sair às 9 h e 30 m". Perguntei onde íamos, disseram que era surpresa. Eu gosto de surpresas! Ia certamente ser um bom programa. Começámos por ir para a estação, rapidamente percebi que íamos apanhar o comboio para Londres. Chegando a King’s Cross, foi a vez de apanhar um autocarro. Já no autocarro perguntaram-me “Já tens alguma ideia para onde vais?”. Já, já suspeitava. O autocarro ia para Liverpool Street. Liverpool Street – Spitalfields Market… Taberna do Mercado.

 

Receberam-nos muito bem. O Bruno Caseiro veio ter connosco e combinámos que podia ser ele a escolher o menu. Eu gosto de surpresas! Ainda por cima gosto de tudo, e das coisas de que nem gosto muito, gosto de as ver com outra interpretação, ou a mesma… gosto de aprender a gostar.

 

Referiu que um dos pratos já tinha acabado, mas que ele sabia que eu lá ia e tinha guardado uma dose, porque gostava que o provasse. Mais surpresas! E convenhamos, é bom tratarem-nos bem... fazerem-nos sentir especiais.

 

Deram-me a escolher esplanada ou a sala. A sala decididamente. Conheço bem o mercado, já lá estive muitas, muitas vezes. Queria sentir o restaurante e não o mercado. O espaço e o conceito estão bem integrados no local. E, principalmente reflectem a  nossa cultura. Senti-me em casa. Os pratos foram sendo servidos a um bom ritmo. Uma das minhas filhas é vegan (elas tinham avisado), e com cada prato chegava uma versão dele, ou um outro prato, vegan para ela. Foi assim (os nomes que estão entre aspas são os nomes dos pratos no menu):

cenouras.jpg

“Carrots escabeche”

 

peixinhos da horta 2.jpg

 “Runner bean fritters and bulhão pato”

 

rissois.jpg

 “Prawn rissóis”

 

 presunto.jpg

Presunto

 

tutano.jpgTuna bone marrow

O prato que o Bruno Caseiro me tinha guardado. Nunca tinha comido o tutano do atum. É estranho, gelatinoso, diferente, mas muito interessante. Ao olhar para o prato não pude deixar de associar ao Roast Bone Marrow & Parsley Salad do St John, uma boa referência, e com o tutano de atum, um prato completamente diferente.

 

terrincho.jpg

“Terrincho, Quinta da Veiguinha DOP Bragança”

 

azeitao.jpg

 Queijo de Azeitão

 

ervilhas.jpg

 “Peas egg yolk and broa de milho”

 

conservas.jpg

 "House Tinned Fish – Cod massa de pimentão; Monkfish garlic and shallots; Makerel tomato sofrito"

 

endivias.jpg“Chicory, massa de pimentão, pear and almonds”

 

arroz.jpg

Arroz de Choco

 

migas.jpg

 “Breme onion and sorrel migas”

 

pezinhos.jpg"Cuttlefish and pig trotters coentrada"

 

lagosta.jpg

 "Lobster à Brás"

 

abade de priscos.jpg "Abade de Priscos and port caramel"

 

toucinho do ceu.jpg"Fig Toucinho do Céu"

 

pao de lo.jpg"Olive oil Pão de Ló"

 

Gostei dos nomes dos pratos, é preciso alguns conhecimentos sobre a nossa cozinha para se entender ao certo o que se vai comer, mas é normal, não é? Acontece-nos o mesmo em restaurantes de outras cozinhas. Gostei da mistura de línguas nos nomes. Fica divertido.

 

Gostei da apresentação dos pratos, das loiças, das mesas de madeira com tampo de mármore. Uma estética muito nossa, que nos faz sentir em casa. Original, para quem não tem as mesmas referências.

 

Quanto aos pratos, não, não é a comida da mãe, nem da avó… mas não é o que se pretende. É a cozinha do Nuno Mendes e da sua equipa. Alguns produtos, sabores e técnicas que bem reconhecemos numa cozinha urbana, actual, bem integrada no espaço. A generalidade dos pratos muito, muito bons…

 

Acompanho o trabalho do Nuno Mendes desde o tempo do Bacchus, onde fui algumas vezes, depois no Viajante e no Corner Room, e agora na Taberna do Mercado. Diferentes fases, mas todas muito interessantes. Lembro-me do António Agapito, chefe executivo da Taberna do Mercado, como estagiário no Bacchus. Tem sido bom poder acompanhar este percurso.

 

Havia mais surpresas para a tarde, mas tiveram que ser adiadas, a lista de pratos mostra bem porquê…

 

Para mim, por várias razões, um almoço inesquecível!

 

1ª foto DAQUI

12 comentários

Comentar post