Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Sushic Chiado - cozinha de inspiração oriental com identidade própria

por Paulina Mata, em 29.12.16

 

sushic chiado.jpg

 

amarelo.jpg

 

Hugo Ribeiro gosta de comida oriental e sushi, gastava muito dinheiro em restaurantes, e um dia decidiu mudar de profissão e abrir o seu restaurante de cozinha oriental. Sempre tinha vivido em Almada e foi aí que o abriu - o Sushic.  Um restaurante em que a cozinha era de inspiração japonesa, mas não necessariamente uma cozinha tradicional japonesa. O objectivo era criar uma cozinha própria. O restaurante rapidamente atraiu uma clientela fiel, foi um sucesso. O nome Sushic começou a ser associado a uma cozinha de inspiração oriental de qualidade. E o objectivo passou a ser fazer mais e cada vez melhor. O restaurante original de Almada fechou recentemente, mas para abrir, também em Almada, num novo espaço, com mais qualidade. Esperam-se notícias para breve. Outros restaurantes Sushic abriram, do outro lado do rio Tejo. Um espaço no mercado de Algés, o Sushi and Oyster bar, inserido no Café Mensagem no Hotel Altis Belém, e o Sushic Chiado, todos com identidade própria e ofertas diversificadas. Foi neste último que há dias jantei, a convite.

 

Não conhecia ainda o Palácio Chiado, nele o Sushic Chiado ocupa, no 1º andar, um espaço privilegiado e muito bonito. Responsável pela cozinha é o Chefe Rui Fontes, que esteve no Midori, passou pela cozinha do The Fat Duck e recentemente estagiou no Japão. O restaurante oferece uma cozinha asiática com várias influências, China, Tailândia e Vietname, mas principalmente Japão, com um toque português. Há produtos e técnicas orientais e portuguesas que convivem nos variados pratos. Contudo, recentemente decidiram, no Sushic Chiado, apostar também numa oferta japonesa com uma maior vertente tradicional. 

 

Começámos a refeição com 

sushic1.jpg

Hirame Arai: pregado escaldado em dashi com cebolo e sugoma (molho de soja com pasta de sesamo negro e vinagre de arroz)

 

A que se seguiu a aba do pregado braseada e em nigiri, com ponzu, cebolo, flor de sal e um toque cítrico.

 

sushic2.jpg

 Nigiri de Engawa braseado com sumo de lima e cebolo

 

A seguir ao pregado, apresentado destas duas formas, foi a vez do salmonete, marcado na pele, com maçã granny smith marinada em vinagre de arroz, mirim e dashi, e com um puré de avelã.

 

sushic3.jpg

 Yakishimo de salmonete em sunomono de maçã granny smith e puré de avelã

 

Até aqui o vinho que acompanhou os pratos foi o Sushic Colheita 2015, um vinho produzido em Trás-os-Montes para o restaurante. Para o prato seguinte, foi servido o Quinta do Síbio, Field Blend 2015.

 

sushic4.jpg

Robalo ao vapor em dashi de tâmaras e citronela, creme de tâmaras, caril e espinafres suados

 

 

Pratos muito bem conseguidos, originais e reflectindo o conceito do Sushic.

 

As sobremesas do Grupo Sushic, são criadas por Francisco Siopa.  Experimentámos o Kioto em duas versões uma com esferificações de vinho do Porto e outra com ovas de peixe voador. Ganhou a segunda, a textura e umami das ovas conferia com componente que enriquecia a sobremesa e de certa forma a tornava mais coerente com a filosofia do restaurante.

 

sushic5.jpg

Kioto - ganache de chocolate, creme de tangerina, mousse de matcha, puré de castanha, sorvete de limão, espuma de soja e ovas de peixe voador

 

Ouvir Hugo Ribeiro falar do seu projecto, o entusiasmo com que o faz e o cuidado que revela em cada detalhe, permite compreender melhor o sucesso do Grupo Sushic. Ouvir Rui Fontes falar dos pratos que criou, permite apreciá-los melhor.

 

Uma óptima refeição num espaço privilegiado.

 

 

Sushic Chiado - Palácio Chiado. Rua do Alecrim 70, Lisboa

 

1ª foto DAQUI
 
 
 
 
 

2 comentários

Comentar post