Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Sękacz - a arte, engenho e criatividade humanos aplicados à cozinha

por Paulina Mata, em 02.05.16

bolo polaco.jpg

 

 

azulclaro.jpg

 

 

A arte, engenho e criatividade  humanos para desenvolver formas saborosas, interessantes, e lúdicas, até de consumir os alimentos não deixa nunca de me surpreender. Descobrir mais é sempre extremamente gratificante.

 

Há uns meses uma aluna de Erasmus polaca, numa apresentação na avaliação de uma cadeira minha, falou de um bolo formado por camadas e que era cozido num espeto. Fiquei curiosa, mas não consegui compreender bem como era confeccionado.

 

Umas semanas depois ela foi à Polónia e trouxe-me de presente um pedaço de bolo, e ainda pequenos cubos do bolo cobertos com chocolate. Gostei, achei extremamente interessante e reavivou a curiosidade. Mas continuava sem entender o processo. Até fiquei ainda mais intrigada, pois conseguia contar pelo menos 35 camadas na fatia que comi.

 

Felizmente vivemos numa época em que a informação está bastante acessível e rapidamente descobri mais sobre a original técnica usada na preparação do Sękacz (bolo árvore). Fiquei ainda a saber que a técnica é usada também na Alemanha, Hungria, Répública Checa e outros países europeus, e até no Japão. Num espeto que roda frente a uma fonte de calor, em geral fogo, vão sendo adicionadas camadas da massa do bolo que vão sucessivamente cozendo.

 

1280px-Sękacz.JPG

 

2ª Foto DAQUI

 

2 comentários

Comentar post