Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Restaurante Vale Mourão - a tradição condimentada com uma pitada de modernidade

por Paulina Mata, em 04.05.16

IMG_20160501_134005.jpg

 

 

amarelo.jpg

 

 

A manhã começou com um passeio de barco no rio Tejo. Partimos do cais de Vila Velha do Ródão, passámos pelas Portas do Ródão, e avistámos alguns dos grifos da colónia que ali nidifica.  Seguimos até a zona do Conhal do Arneiro, local onde os romanos faziam exploração de ouro. Muito agradável e interessante, mas depois de uma hora de passeio saímos com fome.

 

cais vila velha de rodao.jpg

 

Fomos até à aldeia de xisto de Foz do Cobrão e ali almoçámos no restaurante Vale Mourão. Paredes de xisto, excepto a da entrada que é uma grande janela com uma óptima vista (1ª foto) e que deixa entrar a luz. Uma boa recuperação do espaço, em que se alia uma componente rústica a um design mais contemporâneo. Nas paredes pinturas e um painel de azulejos de Manuel Cargaleiro, a família era oriunda de Foz do Cobrão.

 

IMG_20160501_134013.jpg

 

Na mesa uma cozinha regional das beiras e os sabores do alto Tejo, mas em que à semelhança do espaço também se condimenta o tradicional com alguns toque contemporâneos. Sobre as mesas pão, bons enchidos, presunto e queijo, também alguns tomates cereja que conferiam alguma frescura.

 

IMG_20160501_132536.jpg

 

Pratos saborosos como é o caso deste lombo recheado com farinheira e acompanhado por castanhas, legumes e batatas fritas.

 

vale mourao.jpg

 

Nas sobremesas, bom leite creme, provei ainda outras que não merecem referência e que se ganharia se fossem substituídas por doces regionais.

 

Balanço final muito positivo. É muito bom haver projectos destes e com esta qualidade em zonas que, embora ainda não atraindo tantos visitantes como a sua beleza natural justificaria, podem proporcionar excelentes e interessantes estadias.

 

 

Restaurante Vale Mourão 

Foz do Cobrão
Vila Velha de Rodão