Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Pequenas inovações que mudam muito - a cavaca, o cachorro e a torrada.

por Paulina Mata, em 08.12.16

cavaca1.jpg

 

cinzento.jpg

 

Há dias, ao entrar num café em Viseu para comprar uns bolos, dei com estas enormes cavacas. Para que se entenda a escala, aqui está a mesma cavaca, mas com uma colher de sopa dentro.

 

cavaca2.jpg

 

Comprei os outros bolos, mas também uma cavaca. Quando chegámos a casa, fizemos um chá que bebemos enquanto a comíamos. Esta estava no meio da mesa e cada um ia tirando um pedaço.

 

Há por vezes pequena alterações que modificam a forma de consumo e outros aspectos com ele relacionado. O facto da cavaca ser maior, significava que o seu consumo implicava uma partilha, uma interação diferente entre as pessoas. E ainda uma interação diferente entre as pessoas e o bolo, sobretudo porque nem se tratava de um bolo que era cortado às fatias, e de que cada um tira a sua, neste caso tinha que ser partido com as mãos.

 

Acho muito interessantes estas pequenas inovações que, planeado ou não, resultam em formas diferentes de consumo. Há outros dois casos de que me lembro agora que me levaram a fazer o mesmo tipo de reflexão. Um deles, foi quando comi os famosos cachorros da Cervejaria Gazela no Porto. O facto de serem cortados em pedaços, muda a forma de consumo, em vez de uma sandes, passam a ser um petisco que pode ser partilhado.

 

cachorro.jpg

 

Um outro caso foi o de uma torrada que me serviram há uns anos no bar da biblioteca de Almada. Vinha também cortada em tiras e com dois doces doces e mel. Tornava a simples torrada em algo mais interessante. Podia ser partilhada mas, mais do que isso, podia ser personalizada com o doce que quiséssemos, e este podia ainda ir variando.

 

torrada.jpg

 

Coisas tão simples que mudam tanto!