Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Peixe em Lisboa 2016

por Paulina Mata, em 22.03.16

Logo Peixe em Lisboa 2016.jpg

azulclaro.jpg

 

Peixe em Lisboa está aí de novo no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, de 7 a 17 de Abril. É a 9ª edição de um evento de que gosto muito. Sobretudo do conjunto de sessões com chefes, debates, sessões temáticas, harmonizações... aprendo sempre coisa novas. É também uma altura de encontrar amigos e conhecidos e de pôr a conversa em dia. Assim que sei as datas marco logo na agenda, para garantir que posso assistir ao máximo de sessões.

 

O programa... é sempre um segredo bem guardado até bem perto. Foi divulgado na semana passada. A cabeça de cartaz (se assim se pode chamar à pessoa que vem do restaurante mais estrelado) é Elena Arzak  chefe do restaurante Arzak em San Sebastian (*** Michelin) em colaboração com o seu Pai, Juan Maria Arzak. Elena Arzak (4ª geração ligada ao restaurante) começou a trabalhar no restaurante da sua família muito nova, durante as férias escolares, quando a sua Avó era a chef. Recebeu em 2012 o prémio da revista Restaurant  - Veuve Clicquot award for World’s Best Female Chef. 

 

elena arzak.jpg

 

Fiquei contente por poder ver uma apresentação de um restaurante onde nunca fui, mas sobre o qual muito li já. Mas (não vou esconder, nem disfarçar) fico muito contente por ser uma mulher a cabeça de cartaz. É importante que as mulheres apareçam, que o trabalho que fazem seja divulgado, que sirvam de modelo para outras que querem abraçar a mesma carreira.

 

No Peixe em Lisboa deste ano poderemos ainda ver outros chefes com trabalhos relevantes. De fora vêm o italiano Pino Cuttaia do restaurante La Madia na Sicília (** Michelin), Diego Gallegos do restaurante Sollo, em Málaga (* Michelin) e Nuno Mendes do Chiltern Firehouse e da Taberna do Mercado em Londres. Dos chefes a trabalhar em Portugal estarão a apresentar o seu trabalho Rui Silvestre, que é reponsável pela mais recente * Michelin atribuída a restaurantes em Portugal, Tomoaki Kanazawa, Tiago Feio, Henrique Sá Pessoa e Alexandre Silva.

 

Tal como em anos anteriores restaurantes de referência estarão no local do evento, as novidades este ano serão o Chapitô à Mesa, o Ibo e o Ritz Four Seasons. Continuando alguns já habituais em edições anteriores: Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores e Tasca da Esquina/Peixaria da Esquina.

 

Nem só de peixe vive o homem e a mulher, e um docinho cai sempre bem. Assim decorrerão durante o Peixe em Lisboa não só o já habitual concurso “O Melhor Pastel de Nata”, mas ainda um outro denominado “ADN de Pasteleiro”, que reunirá alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, que competirão perante um júri presidido por Maria Lourdes Modesto. 

 

Também haverá tertúlias, harmonizações enogastronómicas e aulas de cozinha. Assim como o imprescindível Mercado Gourmet com dezenas de expositores dos mais variados produtos. 

 

Mas este ano existem outras novidades, como a “Noite de Fado”, no primeiro domingo, com fado ao vivo durante o horário do jantar, e ainda as “Noites do Peixe”, às sextas e sábados, em que o horário é prolongado até às  2 h estando prevista a atuação de um DJ.

 

Fico em contagem decrescente para o início do evento...

 

 

Foto DAQUI