Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Paula Wolfert - a biografia que não vou perder

por Paulina Mata, em 26.03.17

paula_morocco_1.jpg

 

verde escuro.jpg

 

Há uns 20 anos descobri um forum de discussão sobre cozinha americano. Nunca tinha visto pessoas que sabiam tanto de cozinha,  e sobre cozinha de qualquer parte do mundo. Aprendi muito por lá, e descobri que havia mais gente como eu, que andava sempre com livros de, e sobre, cozinha na mão e que ganhava o dia quando aprendia mais qualquer coisa. 

 

Por essa altura comecei a interessar-me mais pelos livros de cozinha, e sobre temas relacionados com cozinha, publicados nos EUA. Tão diferentes do que conhecia. Os melhores e mais interessantes que já tinha lido e visto. Continuo a ter essa opinião. Comprei muitos, muitos. Curiosamente há livros de americanos sobre as cozinhas de todo o mundo. Livros muito bons. Até sobre a nossa cozinha e a forma como influenciámos as de outras paragens.

 

cover.jpg

 

Um dos que comprei foi o Couscous and Other Good Food from Morocco de Paula Wolfert. Há muito que não pegava nele. Hoje estive a passar as páginas, a ler algumas receitas, as introduções de outras e o prefácio de Gael Greene (que fez crítica de restaurantes na revista New York de 1968 a 2000 e continuou a escrever lá até 2008, e que mudou o interesse e a atitude dos nova iorquinos relativamente à comida, as suas fotos com um chapéu que cobria os olhos eram um requisito para manter o anonimato). No prefácio ela descreve a paixão de Paula Wolfert sobre cozinha, e a intensidade da sua relação com produtos, vendedores e o próprio acto de cozinhar, e o rigor e exigência com que desenvolvia as receitas para os seus livros.

 

When people ask me how I develop recipes, I have to respond: "travelling, eating, watching, experimenting, and constantly asking myself: 'Do I want to eat this dish again?'" Will I yearn for it some evening when I'm hungry? Will I remember it in six months' time? In a year? Five years from now?  Paula Wolfert

 

Fui buscar o livro à prateleira, pois ontem, ao dar uma vista de olhos ao New York Times, soube que Paula Wolfert já não cozinhava, sofria de Alzheimer. Soube também que vai sair em breve um livro com a sua biografia Unforgetable: Bold Flavors from Paula Wolfert's Renegade Life. Que vou certamente comprar.

 

O tempo passa... e nós mal damos por isso. E tanta coisa muda... Dá que pensar. Mais uma coisa para me lembrar a importância de viver cada dia e cada momento de uma forma verdadeira e focada no que é realmente importante, e tão intensamente quanto possível. 

 

 

!ª foto - Paula Wolfert em Marrocos no início da sua carreira DAQUI