Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Pap'Açorda - um restaurante com uma vida longa, mas que soube evoluir

por Paulina Mata, em 20.05.16

IMG_20160518_130911 (2).jpg

 

amarelo.jpg

 

Há muitos anos que não ia ao Pap'Açorda. Por nenhuma razão em especial, não calhava, na hora de escolher não me lembrava... Quando mudou para o 1º andar do Mercado da Ribeira no Cais do Sodré decidi ir, até porque por vezes passo por ali à hora das refeições. Foi o que aconteceu um dia destes à hora de almoço, e aproveitei a oportunidade para ir conhecer o novo espaço e alguns pratos.

 

Um espaço muito grande, uma sala para fumadores e outra para não fumadores, a cozinha (que não é à vista) entre elas, mesas ainda no espaço que as liga. Gostei do espaço, achei confortável, com bastante luz, bonito.

 

Fiquei numa mesa junto a uma janela que dá para a Praça de Dom Luís. Logo me chegou o couvert, três tipos de pão, manteiga com coentros e outra com alho, boas azeitonas temperadas e um mini pastel de massa tenra de atum.

 

IMG_20160518_124946 (2).jpg

 

Para entrada estive indecisa entre os Carapaus Alimados à Algarvia, que me trazem recordações de infância, ou a Canja de Rabo de Boi com Rabanada de Vinho do Porto, que me despertou a curiosidade. Ganhou a canja! E eu também ganhei pois gostei bastante - da apresentação, do prato globalmente e da rabanada que introduz um sabor e uma textura bem interessantes.

 

IMG_20160518_125634 (2).jpg

 

Há pratos que levamos muito tempo sem comer e de vez em quando dá-nos para ali...  Esta semana aconteceu-me com os filetes de pescada. Acho que há mais de um ano, bem mais, que não comia filetes de pescada. Esta semana comi a três refeições. Li o menu e o que me apeteceu mesmo foram os Filetes de Pescada com Arroz de Berbigão. Acho que o arroz de berbigão contribuiu para a decisão, é tão raro comê-lo, e gosto tanto! Foi uma boa escolha. Os filetes saborosos e suculentos, o molho tártaro um complemento que os enriquecia, o arroz muito bom também.

 

IMG_20160518_131943.jpg

IMG_20160518_132122 (2).jpg

 

Para sobremesa quase pedi a famosa mousse de chocolate, mas resolvi olhar para a carta antes. Tinha lá um doce que me despertou também algumas memórias de infância e que não me lembro de ter visto em mais nenhum restaurante - Doce de Vinagre. Ainda perguntei como era, para ver se correspondia ao doce que há muito não comia. Sim, era semelhante. A mousse teve que ficar para outra oportunidade... O creme de ovos bem doce e com uma textura cremosa, mas em que se encontram pedacinhos do coágulo do leite com um sabor quase neutro, depois a amêndoa torrada por cima... uma delícia!

 

IMG_20160518_134740 (2).jpg

 

Gostei mesmo muito do novo Pap'Açorda e do que comi. Trinta e cinco anos depois de abrir o Pap'Açorda está de boa saúde e recomenda-se. É tão bom ver casos como este - um restaurante com uma vida longa, mas que soube evoluir. Dá gosto ver a nossa cozinha tão bem tratada.

 

O menu para a próxima vez já está decidido!

 

 

Pap'Açorda   -   Mercado da Ribeira, 1º andar, Avenida 24 de Julho (Cais do Sodré ) - Lisboa