Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Opções diferentes para vegan@s e não só...

por Paulina Mata, em 21.02.16

vegana.jpg

amarelo.jpg

 

Há dias falava de como algumas restrições alimentares são quase ignoradas em grande parte da restauração. Não é justo no entanto não reconhecer que têm surgido alternativas que as têm em consideração. Tal nota-se particularmente em novos espaços direccionados principalmente para uma clientela mais jovem. Certamente já se aperceberam da percentagem cada vez maior de vegetarian@s e vegan@s e por isso oferecem várias opções nos seus menus. Mas cada vez abrem mais espaços com uma oferta exclusivamente vegetariana, ou mesmo vegana. É o caso do Vegana Burgers, um espaço no Centro Comercial Saldanha Residence, que abriu em Dezembro passado, referido como o primeiro fast-food exclusivamente vegano. Oferecem 5 tipos de hamburgers, com acompanhamentos diferentes dos habituais em restaurantes do tipo – batata doce, saladas, couscous ou palitos de cenoura.

 

Há dias tive que almoçar por ali e foi a minha escolha. Fiquei a saber que tem corrido bem. Que têm bastantes clientes durante a semana, mas que o mais forte é mesmo o fim de semana, em que vem imensa gente que durante a semana não anda por ali, para desfrutar de um tipo de refeição que lhes está vedado em grande parte dos outros espaços.

vegana1.jpg

Comi um hambúrguer de beterraba e arroz integral com molho pesto e maçã verde em pão de cogumelos com sementes de sésamo. Acompanhei com couscous e salada. Em geral gostei, achei contudo que ficaria bastante melhor se o sabor fosse um pouco mais forte, mais sal e outros temperos. Coisas fáceis de corrigir, num espaço ainda em fase de arranque.

 

Uma refeição que se recomenda a todos, vegetarianos ou não. Hei-de voltar para experimentar os outros - grão com batata doce e molho de manga num pão de abóbora com sementes de sésamo, caril de grão com molho pesto e maçã verde em pão de espinafres e sementes de linhaça, feijão e cogumelos com maionese de alho e pão de figo e o colorido hambúrguer de lentilhas e quinoa com molho de manga e pão de beterraba.

 

É bom haver uma maior diversidade de escolhas e sobretudo alternativas à carne, cujo consumo vamos ter mesmo que reduzir.

 

Vegana Burgers - Avenida Fontes Pereira de Melo, 42 E, Lisboa

 

1ª foto DAQUI http://www.saldanharesidence.com/loja/vegana-burgers