Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

O que esperar de uma sessão de show cooking com um chef conhecido?

por Paulina Mata, em 04.12.17

IMG_20171201_140651.jpg

 

cinzento.jpg

 

Há dias assisti a uma sessão de show cooking de Michel Roux Jr, chef do restaurante Le Gavroche ( 2 * Michelin) em Londres, autor de vários livros, e que tem participado em vários programas de televisão.

 

Durante o tempo que ali estive, numa sala enorme com muitas centenas de pessoas, algumas grandes fãs e ruidosamente entusiasmadas, fui observando o ambiente e o que se passava no palco. Michel Roux Jr cozinhava dois pratos muito simples e tradicionais da cozinha francesa: Fougasse e Oeuf Cocotte Ardechoise. Uma massa de pão simples a que, depois de levedada, adicionou azeitonas e alecrim, e deu a forma característica da Fougasse. Quanto aos ovos, salteou boletus (que disse serem congelados pois apesar de ser a época deles, talvez devido ao tempo, estavam difíceis de encontrar, mas que os congelados são suficientemente bons), castanhas (que disse terem sido compradas já cozinhadas, descascadas em embaladas em vácuo), que temperou com salsa e dividiu por alguns ramequins. Abriu um ovo para cada um deles e por cima deitou natas temperadas com sal e pimenta. Levou ao forno a cozer em banho-maria.

 

IMG_20171201_141450.jpg

 

Receitas extremamente simples, saborosas, que muitos dos presentes vão seguramente repetir, e que Michel Roux Jr diz fazerem parte das refeições da sua família. Mas receita que não mostram as competências de um chef com 2* Michelin. Também uma atitude bem descontraída relativamente aos ingredientes, simples, acessíveis e inclusive dizendo que o que existe congelado ou embalado em vácuo nos supermercados é o suficiente para um bom prato, e dá muito menos trabalho.

 

Uma apresentação bem diferente doutras que tenho visto de chefs de nível idêntico, que normalmente fazem pratos complexos, com ingredientes pouco acessíveis, que refletem o seu trabalho. Sei que estava num evento para um público não profissional, e que eventualmente num contexto diferente, num evento para um público profissional, as escolhas seriam outras.

 

Contudo, perante aquilo a que estava a assistir ia-me perguntando quais seriam as expectativas das pessoas quando vão assistir a uma sessão de show cooking com um chef conhecido: Vê-lo cozinhar pratos simples, relativamente básicos que podem repetir em casa? Ficar a conhecer melhor a cozinha desse chef e conhecer novos produtos e técnicas? Por vezes a complexidade é tanta que ninguém entende nada... mas não seria isto simples demais? O que deve ser uma apresentação de um chef conhecido e reconhecido para um público de leigos?

 

Ainda não encontrei a resposta... 

 

 

 

 

5 comentários

Comentar post