Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo

por Paulina Mata, em 06.05.17

mbcm.png

 

castanho claro.jpg

 

Há cerca de 20 anos a Cozinhomania foi pioneira ao oferecer cursos de cozinha. Fui ao primeiro. Para um curso de cozinha tailandesa, entrei numa loja que cheirava a chocolate. A primeira aula de muitas dezenas a que assisti nos 15 anos de cursos na Cozinhomania. Na última também lá estava.

 

Durante os primeiros quatro anos frequentei muitos cursos, depois passei para o outro lado do balcão da cozinha e comecei a também dar cursos. Nos 11 anos que se seguiram, mantive-me dos dois lados do balcão. Dei muitas dezenas de cursos e coube-me a mim dar o penúltimo. 

 

Em resumo, durante 15 anos passei muito, muito tempo na Cozinhomania. Tempos excelentes, onde aprendi muito e fiz muitos amigos. Mas se me pedirem para fechar os olhos e dizer a primeira coisa que me vem à cabeça das muitas centenas de horas que ali passei, direi o cheiro a chocolate.

 

Quando não havia cursos naquele espaço faziam-se bolos de chocolate. Muitas vezes cheguei mais cedo e os vi a sair do forno, a ganache a ser preparada, ou o bolo a ser finalizado. Acompanhei todo o processo de evolução do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, desde quando ainda era apenas Bolo de Chocolate.

 

Se me pedirem para fechar os olhos e dizer, sem pensar, outra coisa que me marcou na Cozinhomania, sem hesitar direi o Carlos Braz Lopes. Não o conhecia quando entrei lá a primeira vez (de facto já tinha ido ao restaurante dele e o tinha visto por lá, mas não conta), mas entre cursos e bolos de chocolate também cresceu uma grande amizade. 

 

O sucesso do bolo de chocolate do Carlos deixa-me tão contente como se ele fosse meu. Há meia dúzia de anos ver um balcão no aeroporto do Rio de Janeiro deixou-me quase de lágrima ao canto do olho. Ver o bolo um pouco por todo o mundo, de facto nos cinco continentes, ou ler uma coisas como esta, significa o sucesso muito merecido de um grande amigo. 

 

bolo de chocolate.jpg

É uma sorte ter amigos assim!