Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

O Asiático - os sabores da Ásia que o Kiko nos serve

por Paulina Mata, em 21.01.17

asiatico 1.jpg

 

amarelo.jpg

 

Fui a primeira pessoa a chegar. Sorte a minha!  Isso deu-me a oportunidade de, enquanto esperava pelas pessoas que comigo iam jantar, beber um Shochu e ir olhando à volta.  O restaurante, cujo espaço é da responsabilidade de António Martins, irmão do Kiko, é bonito, muito bonito! Zonas com características diferentes a fazer lembrar a Ásia, integradas num espaço sofisticado e com muita luz. Sentada no bar, uma mezzanine sobre a sala, fui olhando para os lindíssimos pássaros nas paredes. Não pude deixar de pensar que gosto muito dos restaurantes do Kiko. Espaços muito cosmopolitas e bonitos e uma cozinha reflecte bem uma personalidade, um percurso de vida e vivências bem integradas. 

 

asiatico 2.jpg

 

Entretanto as outras pessoas chegaram, tínhamos marcado a mesa do chefe, junto à cozinha. Era altura de passar à mesa e saborear uma variedade de pratos.

 

asiatico 3.jpg

 

Durante as suas viagens o Kiko esteve numa variedade de países asiáticos, as suas culturas gastronómicas e as suas cozinhas marcaram-no muito. Foi a vontade de partilhar estas experiências, recriando-as e moldando-as com as suas vivências e personalidade, e utilizando técnicas de cozinha actuais, que o levaram a abrir O Asiático.

 

IMG_20170108_202320.jpg

 

Logo, logo nos trouxeram o couvert, alguns flatbreads acompanhados por uma manteiga temperada com um leve sabor a levedura e polvilhada com especiarias e por uma gema cozinhada a 68ºC e com um gel de soja. Já a tinha comido antes e adoro! De tal forma que assim que o couvert chegou, pedi mais uma gema, só para mim (impossível partilhá-la...). 

 

IMG_20170108_203143.jpg

Surf and Turf Coreano - Espuma de Ostras, Tártaro Coreano de Novilho, Pêra Nashi e Alga Nori Crocante

 

Muito bonito, servido em conchas de ostra sobre pedras negras, foi por pouco que não provámos a alga nori crocante, moldada em forma de conchas, pois parecia mesmo conchas. Por cima do tártaro umas ovas de arenque, ao lado a espuma de ostras, mas o sabor destas também está nas folhas de ostra que acompanham o prato. Muito bom!

 

IMG_20170108_203938.jpg

Ceviche do Laos - Atum, Coco, Citronela e Lima Kaffir

 

A Cevicheria é ali quase ao lado... e este ceviche com sabores asiáticos estava tão delicioso e fresco quanto outros que lá comi.

 

IMG_20170108_205033.jpg

Chawanmushi de Miso com Vieiras - Chawanmushi de Miso, Vieiras, Cogumelos, Gelatina de Dashi e Panko

 

Este prato não foi amor à primeira dentada... a textura suave e cremosa do Chawanmushi, não contrastava particularmente com as vieiras e até com os cogumelos, tudo um pouco "escorregadio". Os sabores eram todos suaves. O contraste seria conferido com o panko temperado, mas não dava um contraste de textura suficiente. Levei tempo a tentar entender, acabei por gostar mais no final. Um prato que precisa de alguma afinação, um pouco mais de sabor nalgum dos elementos, um contraste de texturas. Apesar de tudo um prato interessante que, com algumas alterações, se pode transformar num prato muito bom.

 

IMG_20170108_210740.jpg

Borrego Indiano - Borrego, Cenoura Confitada, Achar de Kumquat e Especiarias

 

A inspiração na cozinha indiana é bem visível nas cores vibrantes, e depois nos sabores também. Por cima do borrego, com uma textura perfeita, estava um colorido crumble de pistácio e salsa. Cenouras com várias cores - amarelas, laranjas e roxas . confitadas, polvilhadas com um crumble de iogurte que conferia alguma acidez, um creme de iogurte e uma vinagreta. Cheio de cor e de sabor!

 

Para terminar os pratos salgados, 

 

IMG_20170108_212130.jpg

Espetada de Polvo em Teriyaki - Polvo, Bimis e Molho Teriyaki

 

O polvo grelhado e muito tenro, com um excelente acompanhamento de bimis (uma espécie de brócolos) em puré e salteados, ervilha torta e cebola temperados com uma vinagreta de Teriyaki.

 

Foi a vez dos doces e partilhámos dois:

 

IMG_20170108_214202.jpg

Floresta Negra Japonesa - Mousse de Arroz Fumado, Chocolate, Cereja e Matcha.

 

IMG_20170108_214437.jpg

Caril Doce - Bolo de Coco, Creme de Caril, Litchias, Manga Picante e Gelado de Iogurte

 

Duas sobremesas originais, muito bonitas e boas. Gostei mais da de chocolate, porque gosto mais do conjunto de sabores - a mousse de arroz fumado, uma ganache com molho de soja, um gel de cereja, o chocolate branco com matcha, e o galhos de chocolate preto. 

 

Uma excelente refeição, acompanhada pela sangria d`O Asiático, num espaço muito bonito. Um serviço muito simpático, todos os pratos apresentados e explicados com grande entusiasmo.

 

E sabem....?  Voltava já... desta vez para experimentar os outros pratos.

 

O Asiático

Rua da Rosa - 317, Lisboa

 

Primeiras 3 fotos DAQUI