Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Numa cozinha perto do estádio do Arsenal

por Paulina Mata, em 12.07.17

TOH.jpg

 

rosa.jpg

 

Há pratos que nos despertam memórias. Há uns meses vi o prato da foto na carta do The Old House e não resisti. Olhar para este prato transporta-me para há cerca de 25 anos atrás, para uma cozinha de uma casa de estudantes em Londres, bem perto do estádio do Arsenal.

 

Lembro-me dos dias de jogo, a polícia a cavalo, e um corredor de saída do metro com um gradeamento do chão ao teto. A multidão que ia ou vinha do jogo passava na parte mais larga, quem ia em sentido inverso, passava na parte mais estreita por detrás do gradeamento. Mas isto são outras coisas, voltemos à cozinha.

 

A minha irmã mais nova vivia lá, estava a fazer o doutoramento em Londres. Eu ia lá muitas, muitas vezes. O quarto era pequeno, a cozinha tinha uma mesa grande e um sofá e passávamos lá muito tempo. Vivia lá um iraniano com pouca vontade de voltar para o Irão, pois divertia-se muito mais em Londres, a certa altura estava a trabalhar numa loja em Camden Town. Um inglês que cozinhava bastante e que me fez passar uma das maiores vergonhas gastronómicas, um dia destes conto. Mais algumas pessoas de que não me lembro bem e uma rapariga chinesa. Ela cozinhava muito. Frequentemente a minha irmã e ela cozinhavam juntas, ou partilhavam os pratos. Foi ela que nos levou a comer Dim Sum num restaurante em Londres em que os carrinhos andavam pela sala e paravam perto das mesas para escolhermos. Durante quase 20 anos fui lá sempre que ia a Londres.

 

Estas almôndegas cobertas de arroz por fora comi-as pela primeira vez cozinhadas por ela, naquela cozinha da casa de estudantes perto do estádio do Arsenal. Trouxe a receita, fiz algumas vezes, mas já não sei dela, está afundada em milhares de papéis que não sei gerir... 

 

Uns anos mais tarde numa aula de cozinha chinesa na Cozinhomania este foi um dos pratos preparados. Voltei a fazê-las de vez em quando. Gosto tanto. Mas há muito que não as faço. Às vezes tenho saudades de épocas em que cozinhava mais.

 

Bolinhas de Pérolas

 

125 g de arroz glutinoso

4 cogumelos chineses

350 g de lombinho de porco, picado

1 ovo, ligeiramente batido

1 colher de sopa de molho de soja

½ colher de café de açúcar

1 colher de chá de gengibre, ralado

1 colher de sopa de vinho chinês

6 castanhas de água, picadas em pedacinhos pequenos

4 ou 5 pés de cebolo, picados

sal

 

Ponha numa tigela o arroz glutinoso, cubra com água fria e deixe de molho cerca de 2 horas. Ao fim deste tempo escorra o arroz e espalhe-o sobre um pano seco.

Ponha os cogumelos de molho em água quente durante cerca de 20 minutos. Escorra-os, retire-lhes o pé e pique-os.

Entretanto, misture numa tigela a carne de porco com todos os outros ingredientes, excepto o arroz. Faça pequenas bolas da mistura (do tamanho de almôndegas). Ponha o arroz glutinoso num prato e role nele as bolinhas até ficarem com toda a superfície coberta de arroz. Arrume as bolinhas na parte superior de um tacho para cozinhar a vapor e deixe cozer cerca de 30 minutos. Caso use os cestos de bambu usados na cozinha chinesa para cozinhar a vapor, cubra o fundo do cesto com um círculo de papel vegetal ligeiramente menor que o cesto, e arrume as bolinhas sobre o papel.