Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Não será arrogância e paternalismo?

por Paulina Mata, em 03.11.17

Waterside Inn 2.jpg

 

verde escuro.jpg

 

Li um artigo sobre o facto do restaurante Waterside Inn em Bray ter colocado "um aviso à porta onde pede aos clientes que parem de fotografar a comida".  Não estava a pensar ir ao Waterside Inn (já ao vizinho do lado, teria mais interesse), mas se estivesse pensava duas vezes. Este tipo de atitude soa-me a arrogância e paternalismo. E não gosto!

 

Segundo o artigo, o chef justifica-o assim:

"Começo mesmo a ficar chateado com as pessoas a tirarem fotografias. Colocámos um aviso na porta: 'Por favor, não tirem fotografias'", disse um dos donos do restaurante, Michel Roux.

 

Desculpe!!!!????

Qualquer cliente que lá vá comer, segundo o site do restaurante, pagará 167,5 £ pelo menu de degustação, ou caso escolha à carte o valor médio indicado é 300 £ por casal, a estes valores há que adicionar o preço dos vinhos.  Pagar isto não dá o direito a cada um de usufruir da refeição como bem entende? Tem que aturar os juízos de valor do chefe e o facto de "ficar chateado"? Por favor! Pois que fique.

 

Hoje são as fotos, amanhã será outra coisa... O tempo que levamos a comer? Demasiado rápido? Demasiado lento? Se conversamos enquanto comemos? Se deixamos alguma coisa no prato? Se tomamos notas do que comemos? Sei lá até onde os humores do chefe o podem levar...

 

Será que cada um, desde que não incomode os outros, não pode usufruir da sua refeição como quer? O chefe tem a responsabilidade de produzir a comida pedida pelo cliente e de criar condições para que ele possa usufruir dela nas melhores condições, mas quando ela é posta em cima da mesa, ela é do cliente. Que se quiser a come fria, que se quiser nem a come, só a fotografa. Ou seja que faz da comida o que lhe der mais gosto e prazer.

 

Gosto de tirar fotos, e frequentemente nem as publico em lado nenhum. Mas permitem reviver e refletir sobre o que comi. E considero que é muito limitado um chefe não entender isto - mais um ponto contra ele.

 

Sou eu que estou a ver mal, ou de facto é uma (insuportável) arrogância e paternalismo?

 

 

Foto (tirada por um cliente no Waterside InnDAQUI

 

17 comentários

Comentar post