Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Não pude resistir a esta desconstrução

por Paulina Mata, em 09.11.16

melonham.jpg Melón con jamón 2005   elBulli

 

cinzento.jpg

 

A associação entre o conceito de desconstrução e um prato surgiu para caracterizar alguns trabalhos da equipa do elBulli em que partiam de um prato bem conhecido, tradicional até, e usando os mesmos ingredientes os apresentavam numa outra forma, radicalmente diferente. Tentando preservar a essência do prato, alteravam temperaturas, texturas e apresentação de forma a provocar e surpreender quem o comesse.

 

Segundo descrito no livro A Day at elBulli - An insight into the ideas, methods and creativity of Ferran Adrià os métodos criativos usados eram uma síntese de vinte anos de experiências na cozinha, e muitas vezes só foram identificados como métodos criativos vários anos depois de terem sido desenvolvidos, através de um estudo e análise da evolução da cozinha no elBulli e considerando os métodos criativos usados nos campos da música, arte e moda. Aliás o termo desconstrução para caracterizar o trabalho acima referido foi sugerido por uma arquiteto, amigo e cliente do el Bulli. O termo era já usado em arquitetura, teoria literária e outras áreas, e sem pretender fazer um paralelo com o seu uso noutras situações, foi considerado que descrevia de forma perfeita o trabalho de re-imaginação de pratos clássicos ou tradicionais.

 

Este conceito foi posteriormente utilizado em muitos outros trabalhos nas cozinhas, mas não só... tudo é recuperado e democratizado. O que era vanguarda um dia, deixa de o ser, para dar lugar a outra vanguarda. E foi com um enorme sorriso que eu li o rótulo deste pacote de snacks. E não pude resistir a esta  desconstrução...

 

IMG_20161109_005119.jpg

 

1ª foto DAQUI