Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Moçambique - uma cozinha mestiça

por Paulina Mata, em 04.04.16

aziz.jpg

laranja.jpg

 

A culinária moçambicana é uma culinária mestiça, reflexo da sua história e situação geográfica. Resulta de uma mistura de sabores locais, africanos, da influência da nossa cozinha e dos produtos que lá introduzimos, e da da cozinha indiana, e em particular da cozinha goesa. Assim, pratos como as chamussas e o chacuti foram assimilados como pratos locais. Tem, portanto, características próprias que a distinguem de outras cozinhas africanas.

 

O Cantinho do Aziz na Mouraria é o único restaurante de cozinha moçambicana em Lisboa de que tenho conhecimento  um dos restaurantes de cozinha moçambicana em Lisboa e desta vez foi lá que fui. Um restaurante que, considerando a frequência, está muito na moda, não só para lisboetas como para turistas. Além da sala do restaurante há uma original esplanada, com uma parte coberta, que aumenta bastante a capacidade do restaurante e, acredito, serve de atractivo. Foi lá que ficámos, a noite estava boa, e a esplanada estava aquecida.

 

esplanada1.jpg

e as paredes no interior

 

cantinho-do-aziz-esplanada-18dff.jpg

 

Além dos pratos mais tradicionais, têm outros que são descritos como pratos assinatura da chefe Jeny Sulemange, baseados nos sabores moçambicanos. Acabámos por escolher dois destes pratos. Acompanhámos a refeição com cerveja moçambicana, Laurentina.

 

laurentina.jpg

 

Começámos com as famosas, e muito elogiadas, chamuças de carne.

 

chamuca.jpg

 

Em seguida comemos Miamba Wa Macua, um prato que no menu diz ter sido criado em Moçambique:

Numa viagem à Ilha de Moçambique em 2015 a Chef Jeny foi convidada a cozinhar para os Macuas e decidiu acrescentar uma colher de óleo de Palma ao leite de coco, RESULTADO, os Macuas ADORARAM.

 

camarao.jpg

 Miamba Wa Macua

gambas com banana pão em molho de coco e óleo de palma, com arroz de coco

 

Seguiu-se o Bakra PiriPiri, desta vez um prato criado na Índia:

Em Dezembro de 2015 a Chef Jeny foi convidada para cozinhar num casamento em Mumbai na Índia, e preparou este delicioso prato, único e que agora pode provar aqui no Aziz.

 

cabrito.jpg

Bakra PiriPiri

costeletas de borrego em molho avermelhado com legumes e picante, com arroz de coco

 

Para sobremesa:

 

sobremesas.jpg

 Bebinca e Mousse de Caju

 

Gostei dos pratos, todos muito saborosos. O camarão mais suave, o de carne com sabores mais fortes. No entanto, comia mais… as doses não são muito grandes. Como também não são baratas (12 euros o camarão e 15 euros o borrego), soube mesmo a pouco.  Tanto a bebinca como a mousse de caju eram bastante boas.   

 

O serviço e a apresentação dos pratos, com muito espaço para melhorar, mas de acordo com o ambiente. O espaço com personalidade. Achei engraçadas as descrições dos pratos no menu e também a criatividade que se traduz na existência de tantos pratos assinatura da chefe.

 

Têm que rever o tamanho das doses… mas fiquei com vontade de voltar para experimentar outros pratos.

 

Nota: Editei o post, por me terem chamado a atenção para a existência de outros restaurantes de cozinha moçambicana em Lisboa. Inclusivamente já tinha ido a dois deles - o Zambeze e o IBO. Foi um lapso que lamento, mas que está corrigido.

 

3ª foto DAQUI

4 comentários

Comentar post