Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Mil Folhas de Nata Batida e Schmier de Uva Preta (da Colónia)

por Paulina Mata, em 03.03.16

mil folhas.jpg

rosa.jpg

 

Ao procurar uma foto, acabei por rever algumas que tirei em Novembro passado durante uma estadia em Porto Alegre no Brasil. Entre estas estavam as fotos de um excelente almoço no óptimo restaurante Bah. Acabei por me deter na foto da sobremesa (foto acima) e ao vê-la lembrei-me de um artigo recente do Jay Rayner - What makes a meal really memorable?

 

O almoço foi óptimo a companhia também, mas se tivesse que escolher algo daquela refeição que considerasse realmente memorável seria a sobremesa: Mil Folhas de Nata Batida e Schmier de Uva Preta (da Colónia).

 

Ao ver a carta, aquela sobremesa chamou-me a atenção por causa do schmier, que desconhecia. Perguntei o que era. A Sandra, que me tinha convidado para ir a Porto Alegre dar um curso, e me tinha convidado também para aquele almoço, explicou-me que era um doce de fruta. Falou-me da imigração alemã para o Rio Grande do Sul durante o século XIX, das colónias alemãs, de ter crescido numa, pois era de origem alemã. Falou-me do schmier que a Avó fazia e que não comia há tanto tempo. Falou de outros pratos da sua infância, da manteiga e das natas da colónia. E eu que pensava que no Brasil se chamava creme de leite às natas, fiquei a saber que não, que se é nata fresca, também é nata, se é de lata ou caixinha, portanto de longa vida, é creme de leite.

 

Decidimos as duas pedir o Mil Folhas de Nata Batida e Schmier de Uva Preta (da Colónia). Para mim foi uma estreia, era apenas uma óptima sobremesa. Era diferente, boa, mas mais nada. Mas a Sandra foi-me falando de como comê-la lhe estava a fazer recordar o schmier da Avó, a sua infância… e aquela sobremesa começou a ter outro significado, uma componente mais emocional. Contribuiu também para que eu aprendesse mais sobre a história do Brasil, em particular do local em que estava. Foi uma sobremesa que se tornou memorável, e que tornou o almoço memorável!

 

Ai como me apetecia agora um Mil Folhas de Nata Batida e Schmier de Uva Preta (da Colónia)!