Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Laboratório do Gelado sub196

por Paulina Mata, em 13.02.16

labsub196 b.jpg

azulescuro.jpg

 

Chegou-me a informação sob forma de convite “Olha o que abriu! Não queres ir lá?” e a seguir um link para um artigo do Tiago Pais no Observador sobre o Laboratório do Gelado sub 196.

 

E lá fomos, dois dias depois à hora de almoço. Era a primeira geladaria em Lisboa com gelado feitos no momento, com azoto líquido (os sub 196 vem dos 196ºC negativos que é a temperatura do azoto líquido), tinha mesmo que ir!

IMG_20160205_135652.jpg

 

Nestas coisas acho que perco sempre uma componente, ou será que não… que a substituo por outra? Não sei... Já fiz muitos litros de gelado com azoto líquido, e não é a nuvem que se forma em volta do recipiente que me causa alguma excitação. Fui mais para ver como punham a ideia em prática.

 

labsub196 a.jpg

Gostei do que vi. Um espaço simples, mas agradável, um conceito que tinha a certeza que funcionaria e chamaria muita gente, o que parece que tem acontecido. Gostei também do entusiasmo do Pedro Viana, ainda muito jovem, ainda meio surpreendido e fascinado com este sucesso recente e repentino, e com o facto de, de um momento para o outro, toda a gente falar dele e aparecer em tudo quanto é jornal, revista, site… Mas isto vai passar. E o sucesso só continuará se os gelados forem bons. E são?

labsub196 d.jpg

Cereja com Suspiros e Pétalas de Calêndula

 

labsub196 e.jpg

Amora com Algodão Doce

 

Eu gostei, dos gelados, mas sobretudo da criatividade para tantas opções pouco habituais, para apresentar novos sabores quase todos os dias. O azoto facilita… como é feito um de cada vez, a quantidade pode ser pequena. A textura também funciona bem facilmente, sem os complicados cálculos que são necessários para fazer um bom gelado pelos métodos clássicos. Podem também ter menos açúcar, sem isso comprometer a textura (e estes têm). Os produtos são bons.  Se o dinamismo, a criatividade e o entusiasmo continuarem (eventualmente um pouco mais controlados - mas este é o início há muito que explorar), associados a muito trabalho, e a uma melhor organização do serviço (mas tudo começou há menos de um mês, há muito tempo pela frente), penso que o sucesso continuará. Fiquei com vontade de voltar para experimentar mais.

 

Laboratório do Gelado sub 196 - Rua José Duro. 21 B, Lisboa

2 comentários

Comentar post