Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Indonésia - uma brevíssima paragem para sentir os seus sabores

por Paulina Mata, em 23.06.16

Ori.jpg

laranja.jpg

 

Não perdi o gosto por esta viagem à volta do mundo, à mesa em Lisboa. Antes pelo contrário... mas viajar exige tempo e disponibilidade e estes dois requisitos não me têm permitido prosseguir esta viagem como gostaria.

 

Hoje, uma brevíssima paragem na Indonésia. Tanto quanto sei, não há nenhum restaurante de cozinha da Indonésia em Lisboa. Mas quando andava a pesquisar os restaurantes para planear esta viagem, surgiu-me um - Ori Asian Food - que tinha comida da Indía, da Tailândia, do Vietname, da Coreia, do Japão e da Indonésia. Fiquei desconfiada, estes restaurantes que têm cozinhas de muitos países, deixam-me sempre desconfiada. O local ainda me deixou mais desconfiada - a praça de alimentação de um centro comercial. De todos os outros países há restaurantes em Lisboa, já fui inclusivamente a alguns deles, mas da Indonésia não. Pus a hipótese de fazer lá uma breve paragem na Indonésia.

 

Há dias, quando tive que comprar um telemóvel novo, fui  esse centro comercial. Era hora do jantar e estava com fome. Resolvi comer por lá, e de repente lembrei-me do restaurante Ori.  Um pequeno balcão. Pedi, davam uma senha com um número e tinhamos que esperar que chamassem para ir buscar o prato. Olhei para o ecrã para ver quantos números faltavam - 15!!! Olhei em volta e havia de facto ali por perto muita gente à espera. Fiquei por ali e vi passar mais de 15 pratos. De variadíssimos países. Olhava para o prato, para a foto por cima do balcão e identifiquei todos. Tinham exactamente o mesmo aspecto da foto - nem sempre acontece. Bom sinal!

 

Mais do que isso, todos tinham um aspecto extremamente apetitoso, um empratamento atraente, cuidado e variado, e a quantidade era generosa, sobretudo tendo em conta o preço. Por trás do balcão meia dúzia de cozinheiros asiáticos e um não asiático que terminava os pratos. As expectativas começaram a subir.

 

Para cada país há dois pratos diferentes. Tive oportunidade de provar os dois pratos da indonésia. Pratos com nomes que conhecia, um deles - o Nasi Goreng - que é quase considerado o prato nacional da Indonésia. Comidas de rua também.

 

IMG_20160622_131652 (2).jpg

Nasi Goreng

Arroz jasmim salteado, frango, camarões, legumes, pó de caril e ovo estrelado.

 

IMG_20160611_204124 (2).jpg

Mie Goreng

Massa de ovo salteada com pedaços de frango, camarão, ovo mexido, vegetais  e caju com molho sambal oelek.

 

Os dois bons, gostei muito da variedade de texturas, dos legumes crocantes. Mas o meu preferido foi, de longe, o Mie Goreng. Talvez por ser um prato com um tempero mais forte, um pouco picante. Não sei comparar com os originais. Mas gostei! Para beber um chá Ori de erva princípe,sem açúcar. Muito bom!

 

Fiquei com vontade de experimentar outros pratos, fazer outras viagens. Eventualmente não irei lá de propósito, mas quando por ali estiver será uma opção a considerar. Até porque esta quantidade e qualidade, não estão normalmente disponíveis a 7,75 euros (prato e bebida).

 

Ah! o site é bastante bonito e além de informação sobre os pratos tem informação sobre os países. Foi de lá que tirei a imagem inicial.

 

Ori Asian Food - Centro Comercial Colombo, Lisboa

 

 

2 comentários

Comentar post