Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Garrafa de molho de soja Kikkoman - elegância e funcionalidade

por Paulina Mata, em 26.03.16

kikkoman dispenser.jpg

azulclaro.jpg

 

Há muito anos que quando vou comprar molho de soja, quase invariavelmente, trago uma garrafinha de molho de soja Kikkoman, gosto do molho e gosto muito da garrafa. Há tempos li um artigo do The New York Times sobre a história do desenvolvimento da garrafa. Saber mais sobre os produtos, associar-lhes caras e factos, cria ligações diferentes (positivas ou negativas) a esses produtos. No caso da garrafa de molho de soja Kikkoman fez com que se tornasse ainda mais interessante.

 

expo kenji ekuan.jpg

 

O seu criador, Kenji Ekuan (1929-2015), acabado de sair da academia naval, e com apenas 16 anos, ao viajar de comboio para casa testemunhou a devastação de Hiroshima, em resultado da qual morreram a sua irmã mais nova e o seu pai. Uma experiência destas inevitavelmente muda a forma de olhar o mundo. Confrontado com a destruição, e sentindo um enorme vazio, sentiu também uma grande nostalgia da cultura humana e de algo palpável. Decidiu então que durante o resto da sua vida queria ser um “fabricante de coisas". Dedicou-se ao design industrial, fundou o GK Design Group no Japão, e recebeu em 2003, o Lucky Strike Designer Award, um prémio atribuído a um designer em reconhecimento da carreira e realizações ao longo da vida, e  cujo trabalho contribuiu para melhorar as condições sociais e culturais da vida quotidiana. K. Ekuan desenhou motos para a Yamaha e o comboio de alta velocidade japonês (comboio bala) entre outras coisas. Mas a sua criação mais conhecida é a garrafa do molho de soja Kikkoman, que faz parte da coleção do MOMA em Nova York.

 

estudos kikkoman.jpg

 

A garrafa, disponível desde 1961 e cuja produção desde então tem sido contínua, foi inspirada na cultura e estilo de vida japoneses, e resultou de um trabalho de três anos, em que foram testados mais de 100 protótipos. Uma garrafa em vidro com a forma de uma gota transparente e um bico anti-gota em plástico vermelho muito inovador, inspirado no dos bules de chá, mas invertido. Já foram vendidos, um pouco por todo o mundo, mais de 300 milhões destas garrafas de grande elegância e simplicidade, com um design que continua actual. Nas minhas prateleiras há várias, entre cheias e vazias, tenho sempre dificuldade em as deitar fora.

 

1ª Foto DAQUI

2ª e 3ª Fotos DAQUI