Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

França - os seus sabores num dia em que todos os olhos estão virados para Paris

por Paulina Mata, em 10.07.16

IMG_20160709_162651 (2).jpg

 

laranja.jpg

 

Dia de final do europeu é uma boa justificação para ir até Paris nesta viagem à volta do mundo à mesa em Lisboa. E assim foi... um almoço no Comptoir Parisien, um restaurante francês que recentemente abriu em Belém.

 

Decidimos sentar-nos dentro do restaurante, pareceu-nos mais agradável. O acolhimento foi bom e, posteriormente, o serviço bem simpático. Ouvia-se falar francês, e o menu chegou-nos também em francês, mas com a tradução.

 

De entrada escolhemos uma das sugestões do dia:

 

IMG_20160709_163214 (2).jpg

 Pâté de Campagne et Saucisson

 

Muito francês, muito agradável, acompanhado por um copo de vinho branco, que também acompanhou o prato seguinte.

 

IMG_20160709_164149 (2).jpg

Salade Niçoise "La vraie"

 

Não sei se era mesmo a autêntica, mas soube quase bem... Eu explico o "quase". Nos últimos anos houve uma praga que invadiu a restauração, um molho adocicado e escuro a que chamam redução de vinagre balsâmico. Um molho que em 99% (o 1% que falta é uma salvaguarda para alguma situação que não estou a ver neste momento) não faz lá falta nenhuma, de facto tudo era bem melhor se ele não estivesse lá, seja em que cozinha fôr. E esta salada, e também a que acompanhava o pâté, eram bem melhores se aquele molho não estivesse lá.  As azeitonas também eram das "pintadas", a salada ganharia com melhores azeitonas.

 

Ao longo da refeição a esplanada foi chamando por nós...

 

IMG_20160709_165938 (2).jpg

 

Fomos para lá comer a sobremesa. Escolhi uma tarte Tatin. A última que tinha comido, num outro restaurante em Lisboa, deixou-me muitas dúvidas, e estava curiosa. Achei engraçada a apresentação. Gostei das gotinhas de mel e do caramelo levemente salgado. Comemos com agrado.

 

IMG_20160709_170254 (3).jpgTarte Tatin avec Glace Vanille

 

Mas deixou-me sérias dúvidas também. Na tarte Tatin cozem-se as maçãs com açúcar caramelizado e pôe-se uma massa folhada por cima que é a seguir cozida, sobre as maçãs. A massa não me pareceu folhada, e a parte de baixo não estava corada, portanto penso que não deve ter sido feita dessa forma. E a massa era mesmo o ponto fraco da sobremesa.

 

São poucos os restaurantes franceses em Portugal. Este, aberto recentemente por um casal de franceses que teve antes dois restaurantes em Paris e que se apaixonou por Lisboa e decidiu abrir cá um restaurante, dá-nos a oportunidade de comer comida francesa.  Fiquei com vontade de voltar para provar outros pratos. Mas da próxima deixo bem claro que quero tudo sem a redução de vinagre balsâmico, é que tudo será bem melhor.

 

Comptoir Parisien  -  Rua Vieira Portuense, 44, Belém, Lisboa

 

 

 

15 comentários

Comentar post