Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

19
Fev16

Filipinas - uma oportunidade para conhecer a sua cozinha

kababayan1.jpglaranja.jpg

Há 3000 filipinos em Portugal, 2000 dos quais na região de Lisboa, e há apenas um restaurante filipino, o Kababayan em Campolide. O meu primeiro contacto com a comida das filipinas foi durante a Expo 98 no restaurante das Filipinas (já lá vão 16 anos... como o tempo passa!). Nos últimos dois anos fui algumas vezes ao Kababayan e foi lá que parei na sexta visita desta viagem à mesa em Lisboa e que fiquei a saber os números que referi.


O Kababayan, apesar de estar aberto há cerca de dois anos, ainda é pouco conhecido dos lisboetas, tal como a cozinha filipina…devido a esse desconhecimento, abriram um pouco a medo, inicialmente com comida filipina, portuguesa e italiana. Acharam mais prudente. Actualmente servem apenas comida filipina e é de destacar a grande disponibilidade que têm para aconselharem e tudo explicarem.

 

Começámos a refeição com

kababayan 2.jpg

Ukoy – Pataniscas à filipina com camarão pequeno

 

Engraçado na versão portuguesa do nome chamarem pataniscas, de facto há alguma semelhança, mas aqui a textura e o sabor são bem diferentes.  Seguiu-se o prato de que gostei mais, e que já tinha comido numa visita anterior, um peixe que a acidez do tamarindo, o gengibre e a manga verde tornam bastante fresco.

kababayan3.jpgSinigang na Bangus- Filetes de robalo com caldo de tamarindo, tomate, manga verde, legumes asiáticos e gengibre

 

E ainda

kababayan 4.jpgAdobong Banga – Carne de vaca com soja e tamarindo

 

E para sobremesa um

kababayan 5.jpg

Brazo de Mercedes

 

Uma torta de claras com um recheio de leite condensado e ovos. Um doce bem diferente do que é habitual em restaurantes asiáticos, certamente de influência espanhola (os espanhóis colonizaram as Filipinas de 1565 a 1898). Acompanhámos a refeição com uma limonada, foi isso que nos disseram que era habitual.

 

O meu conhecimento sobre a cozinha filipina é bastante reduzido e gostava de ter oportunidade de outras experiências. Por enquanto o mais acessível é o Kababayan. É uma sorte tê-lo em Lisboa, mas é importante que aproveitemos estas oportunidades, e que visitemos estes restaurantes, só isso vai permitir que se mantenham e que possamos viajar a mesa para múltiplos destinos.

 

Kababayan - Rua Marquês de Fronteira, 173 A, Lisboa

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Comentários recentes