Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Farinha Torrada - quase uma barra energética

por Paulina Mata, em 14.04.16

farinhatorrada.JPG

castanho escuro.jpg

 

Há dias fui a Sesimbra numa visita de estudo com os alunos do Mestrado em Ciências Gastronómicas, durante a visita ofereceram-nos um pacotinho com um doce que não conhecia - a Farinha Torrada de Sesimbra.

farinha%20torrada.jpg

Segundo a informação que nos deram, e a informação disponível no site da Câmara Municipal de Sesimbra, a Farinha Torrada é uma tradição da região que teve origem no final do século XIX. Os seus ingredientes são farinha, açúcar amarelo, ovos, chocolate e limão. Na zona rural do concelho era comum fazer-se a farinha para ter em casa, pois aguentava muito tempo em boas condições. Quando alguém estava fraco, o “remédio” era um pouco de farinha torrada acompanhada por um copo de cerveja preta, que na altura se podia comprar nas farmácias. Por ser saborosa e nutritiva tornou-se num produto muito apreciado também entre os pescadores, que a levavam para o mar para se alimentarem durante a faina. O seu valor energético, a facilidade de transporte e a possibilidade de conservação tornavam a Farinha Torrada particularmente adequada para ser isso.

Continuou sempre a fazer-se em várias  famílias, e em particular nas de pescadores, mas em 2009 a Câmara Municipal de Sesimbra iniciou um processo de identificação, registo da marca, fixação da receita e registo dos direitos de propriedade intelectual, e é agora detentora dos direitos de autor deste produto, promovendo-o como memória coletiva do concelho. Agora é mesmo possível adquiri-la em vários locais em Sesimbra.

 

Ao procurar informação encontrei também este vídeo que gostei de ver. E ainda um outro com a receita. Quem sabe um dia experimento fazer, é que gostei mesmo!

 

 

1ª foto DAQUI